Rússia diz estar preparada para ajudar Venezuela em meio à crise com EUA
Nicolás Maduro solicitou apoio a Moscou depois do aumento da presença militar norte-americana na região
SBT News
com informações da Reuters
A ministra das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, disse nesta sexta-feira (7) que o país está pronto para ajudar a Venezuela, que pediu apoio em meio à crise com os Estados Unidos.
"A Rússia, tradicionalmente, defende o desenvolvimento estável e independente dos países da América Latina e do Caribe e a resolução de todas as disputas por meios pacíficos e civilizados. Reafirmamos nosso firme apoio à liderança venezuelana na proteção de sua soberania nacional. No contexto da situação atual, mantemos contato próximo e constante com nossos amigos venezuelanos", disse.
"A Rússia demonstra solidariedade inabalável com a Venezuela e está preparada para responder adequadamente às solicitações de Caracas, levando em consideração os desafios existentes e potenciais. E o mais importante agora, repito, é evitar a escalada do conflito e facilitar soluções construtivas para os problemas existentes, respeitando o direito internacional."
O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, solicitou apoio militar a Moscou, incluindo reparos em caças de fabricação russa, modernização de sistemas de radar e o fornecimento de sistemas de mísseis.
O pedido foi feito em resposta ao que Caracas considera ameaças crescentes de Washington, que aumentou significativamente sua presença militar no Caribe nos últimos meses.
+ Novo ataque dos EUA contra barco no Mar do Caribe deixa 3 mortos
+ Trump diz acreditar que dias de Maduro como presidente da Venezuela "estão contados"









