República Tcheca decreta luto nacional por tiroteio que matou 15 pessoas em Universidade
Bandeiras foram colocadas a meio mastro e sinos de igrejas tocaram para assinalar um minuto de silêncio
Camila Stucaluc
O governo da República Tcheca decretou, neste sábado (23.dez), um dia de luto nacional pelas vítimas do tiroteio na Faculdade de Letras da Universidade Charles, em Praga, no último dia 21. O ataque resultou na morte de 15 pessoas, incluindo a do atirador, que foi identificado como estudante da Faculdade de Artes da mesma Universidade.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Em âmbito do luto nacional, os edifícios oficiais deixaram a bandeira do país a meio mastro. Às 12h do horário local (8h no horário de Brasília), os sinos das igrejas tocaram para assinalar um minuto de silêncio. Uma missa na catedral de São Vito, que contou com a participação de parlamentares, também foi realizada em homenagem às vítimas.
“Caros amigos, por favor, encarem a tragédia que aconteceu com sensibilidade e consideração. Muitas pessoas perderam entes queridos e amigos, a profundidade de sua dor e tristeza é difícil de imaginar”, disse o primeiro-ministro Petr Fiala.
O ataque na Faculdade de Letras da Universidade Charles aconteceu na tarde de 5ª feira (21.dez). O autor dos disparos, cujo nome não foi revelado pela polícia, tinha uma licença de porte de arma e uma ficha criminal limpa. A investigação aponta que ele teria matado o pai antes de realizar o tiroteio. Além dos mortos, o tiroteio provocou 25 feridos.
+ Israel usou sua bomba mais letal e destrutiva em áreas seguras de Gaza, diz NYT
O ataque fez com que a polícia reforçasse as medidas de segurança em todo o país, com policiais armados na saída de escolas e edifícios públicos. Equipes de analistas também aumentaram o monitoramento das redes sociais para detectar conteúdos de ódio. Até o momento, oito crimes de desinformação e ameaças foram identificados.