Rei Charles III agradece aos médicos por cuidados em seu discurso de Natal
Em mensagem de fim de ano, o monarca exalta profissionais que cuidaram dele e de Kate Middleton após o diagnóstico de câncer
Ayumi Watanabe
No tradicional discurso de Natal, transmitido nesta quarta-feira (25), o Rei Charles III, de 76 anos, fez uma homenagem aos médicos e enfermeiros que cuidaram ao longo deste ano dele e de Kate Middleton, a Princesa de Gales, após ambos serem diagnosticados com câncer.
O monarca expressou sua gratidão pelos cuidados recebidos em um momento de incertezas e ansiedade. Em seu discurso, Charles destacou a importância do trabalho altruísta dos profissionais de saúde.
"Agradeço de coração aos médicos e enfermeiros que, neste ano, apoiaram a mim e a outros membros da minha família, oferecendo força, cuidado e conforto nos momentos difíceis." O rei também fez um apelo à união da comunidade, ressaltando a importância de ouvir, aprender e apoiar uns aos outros.
+Site do Google mostra percurso percorrido pelo Papai Noel para entregar presentes em todo o mundo
Embora o Palácio de Buckingham tenha confirmado que Charles foi diagnosticado com câncer em fevereiro, e Kate Middleton com a mesma doença em março, os detalhes sobre o tipo de câncer do monarca não foram divulgados. A informação foi revelada após o rei passar por uma cirurgia para corrigir um problema na próstata no final de novembro. A condição não é câncer de próstata.
A tradição das mensagens de Natal teve início com o rei George V, em 1932. Este foi o primeiro discurso de Natal gravado fora dos palácios reais em 18 anos, desde que a falecida Rainha Elizabeth II fez uma transmissão semelhante em 2006, da Catedral de Southwarka. A gravação da mensagem de Natal deste ano foi feita na Capela Fitzrovia, em Londres, que tem uma história ligada ao Middlesex Hospital, onde médicos e enfermeiros buscaram refúgio e serviu de cenário para o monarca.