Questionado, Trump não descarta deportar Musk: "Vamos ter que dar uma olhada nisso"
Presidente dos EUA critica Musk e sugere investigar bilionário após ameaças sobre novo partido e críticas ao projeto orçamentário
SBT News
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, não descartou a possibilidade de deportar o bilionário Elon Musk, dono de Tesla, X e SpaceX. A declaração foi feita a repórteres na Casa Branca, antes de embarcar para a Flórida, onde inaugurou um novo centro de detenção de imigrantes.
A resposta marca mais um capítulo na crescente tensão entre Trump e Musk, ex-aliados que agora divergem sobre o projeto de lei orçamentário apresentado pelo Republicano. O texto, que deve ser votado pelo Congresso até 4 de julho, enfrenta resistência inclusive entre parlamentares da base aliada.
Nessa segunda (30), Musk usou suas redes sociais para criticar o pacote fiscal. O empresário ameaçou criar um novo partido para enfrentar os republicanos nas próximas eleições.
"Todo membro do Congresso que fez campanha para reduzir os gastos do governo e imediatamente votou no maior aumento da dívida da história deveria abaixar a cabeça de vergonha! Se o projeto de lei de gastos insanos for aprovado, o Partido da América será formado no dia seguinte. E eles perderão as primárias no próximo ano, mesmo que seja a última coisa que eu faça na Terra", publicou Musk.
+ Alcatraz dos Jacarés: Trump inaugura centro de detenção de imigrantes na Flórida
Desde o anúncio da proposta, o bilionário tem feito críticas à legislação, alegando que ela aumentaria a dívida nacional e anularia economias promovidas pelo Departamento de Eficiência Governamental (Doge), pasta que Musk liderou até o fim de maio.
Em resposta, Trump ameaçou atacar os subsídios recebidos pelas empresas de Musk. "Elon pode receber mais subsídios do que qualquer ser humano na história, de longe, e sem subsídios, Elon provavelmente teria que fechar a loja e voltar para casa na África do Sul. Não há mais lançamentos de foguetes, satélites ou produção de carros elétricos, e nosso país economizaria uma fortuna."
Questionado sobre a possibilidade de deportar Musk, Trump desconversou, mas não afastou a ideia.
"Não sei [se vai deportar Musk], acho que vamos ter que dar uma olhada nisso. Talvez a gente tenha que colocar o Doge [Departamento de Eficiência Governamental] em cima do Elon. Sabe o que é o Doge? O Doge é o monstro que talvez tenha que voltar e comer o Elon. Não seria terrível?", ironizou o presidente.