Queda de avião militar matou 20 soldados, diz governo da Turquia; veja vídeos do acidente
Segundo informações, havia tripulantes turcos e azeris a bordo da aeronave de fabricação americana; presidente lamentou morte de militares

Caroline Vale
com informações da Reuters
O Ministério da Defesa da Turquia disse nesta quarta-feira (12) que 20 soldados morreram na queda de um avião de carga militar C-130 turco. O acidente ocorreu na Geórgia, após decolar do Azerbaijão, nessa terça-feira (11).
A aeronave ia em direção a Turquia, quando caiu na região da fronteira entre o país de origem do voo e a Geórgia, ainda segundo o Ministério.
+ Vídeo mostra avião militar cargueiro da Turquia caindo na Geórgia com 20 a bordo
O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, lamentou o acidente e prestou condolências. Durante um discurso em Ancara, ele afirmou estar profundamente abalado com a notícia e pediu orações pelos soldados mortos.
As autoridades ainda investigam as causas da queda. A imprensa local afirmou que havia tripulantes turcos e azeris a bordo da aeronave de fabricação americana.
Imagens que circulam nas redes sociais mostram o avião descrevendo um movimento em espiral em direção à Terra e, em seguida, explodindo em chamas. Assista:
Avião transporta carga, tropas e equipamentos
A empresa americana Lockheed Martin LMT.N, fabricante do C-130, amplamente utilizado por forças aéreas em todo o mundo, também lamentou a tragédia.
"Estamos empenhados em apoiar nosso cliente de todas as formas possíveis durante a investigação", disse o porta-voz da empresa, Chris Karns.
O C-130 Hercules é uma aeronave de transporte de carga, tropas e equipamentos. É descrito como uma aeronave militar de transporte quadrimotora turboélice que pode utilizar pistas não preparadas para decolagens e pousos.
Sua estrutura versátil permitiu que fosse utilizada também para outros fins, incluindo como aeronave de ataque e para operações de assalto e reconhecimento aéreo. Atualmente, é considerada uma das principais aeronaves de transporte tático para muitas forças armadas.









