Putin promete resposta rápida se Europa provocar Rússia
Presidente russo afirma que esforços ocidentais para impor uma derrota estratégica ao país acabarão fracassando
SBT News
com informações da Reuters
O presidente da Rússia, Vladimir Putin, disse nesta quinta-feira (2) que o país responderá rapidamente se a Europa provocar Moscou em meio ao que ele chamou de militarização histérica do continente.
Ao mesmo tempo, mandatário russo afirmou não ter nenhuma intenção de atacar a aliança militar ocidental Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), liderada pelos Estados Unidos.
+ Coreia do Norte diz à ONU que nunca desistirá de programa nuclear
Putin também relatou que forças de Moscou estavam avançando em várias frentes na Ucrânia e desprezou um comentário do presidente dos EUA, Donald Trump, que descreveu a Rússia como um "tigre de papel".
"Somos um tigre de papel? Então o que é a Otan neste caso?", perguntou Putin, dirigindo-se a um fórum de especialistas russos no balneário de Sochi, às margens do Mar Negro.
+ Tensão na Europa: Medvedev alerta para uso de armas de destruição em massa
O presidente russo acrescentou que os esforços ocidentais para impor uma derrota estratégica ao país acabarão fracassando.
No mesmo evento, Putin informou que a Rússia busca uma restauração completa das relações com os EUA. Ponderou que, embora existam diferenças significativas entre Moscou e Washington, essas divergências são naturais entre as grandes potências.