Putin e Kim Jong Un assinam pacto que prevê assistência mútua em caso de ataque
Parceria foi assinada nesta quarta (19) durante visita do líder russo à Coreia do Norte
O presidente russo, Vladimir Putin, e o líder norte-coreano, Kim Jong Un, assinaram nesta quarta-feira (19) um acordo de parceria estratégica abrangente. O pacto, firmado durante a visita de Putin a Pyongyang, prevê a prestação de assistência mútua em caso de agressão contra um dos países.
"Apesar da pressão externa, os nossos países estão desenvolvendo-se com sucesso numa base soberana e independente, e forneceram e fornecerão um ao outro total apoio como verdadeiros amigos e bons vizinhos", afirmou Putin.
"O Acordo de Parceria Global assinado hoje também prevê a prestação de assistência mútua em caso de agressão contra uma das partes deste documento", continuou.
O líder russo não deu mais detalhes sobre o documento, somente disse que os países também firmaram acordos intergovernamentais sobre a construção de uma ponte rodoviária fronteiriça e de cooperação na área da saúde, da educação médica e da ciência.
A viagem de Putin à Coreia do Norte foi anunciada pelo Kremlin na segunda-feira (17). A visita levanta preocupações no Ocidente, já que demonstra a crescente parceria de Moscou com o Estado norte-coreano em meio à guerra na Ucrânia.
Desde o início do ano, os Estados Unidos vêm acusando Pyongyang de fornecer armas e munições para a Rússia atacar a Ucrânia, em troca de assistência econômica e transferências de tecnologia para o programa de armas nucleares e mísseis. Tal cooperação, segundo a Casa Branca, pode resultar em implicações de segurança preocupantes para a Península Coreana e para a região Indo-Pacífico.