Publicidade
Mundo

Putin alerta que Finlândia "terá problemas" após aderir à Otan

Presidente russo afirmou que enviará tropas e criará um distrito militar na fronteira

Imagem da noticia Putin alerta que Finlândia "terá problemas" após aderir à Otan
Publicidade

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, alertou que a Finlândia "terá problemas" agora que ingressou na Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan). Em entrevista à estatal Russia 1 no domingo (17.dez), o líder criticou a expansão da aliança militar na Europa, reforçando que o Ocidente está cercando cada vez mais o território russo.

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

"Eles (o Ocidente) pegaram a Finlândia e a arrastaram para a Otan. Por que tivemos alguma disputa com a Finlândia? Todas as disputas, incluindo as de natureza territorial em meados do século XX, foram resolvidas há muito tempo. Não houve problemas, mas agora haverá, porque agora vamos criar o distrito militar de Leningrado lá", disse Putin.

A Finlândia foi formalmente ratificada como membro da Otan em abril deste ano. O país acelerou o processo de adesão após a invasão russa na Ucrânia, alegando que Moscou começou a ser visto como uma ameaça pelas autoridades. 

+ Chile rejeita nova constituição pela 2ª vez e mantém texto da ditadura

O governo finlandês também acusou a Rússia de enviar migrantes para a fronteira para desestabilizar a região. Desde agosto, por exemplo, quase mil requerentes de asilo de países como Somália, Iraque e Síria chegaram à Finlândia vindos de Moscou. O cenário fez com que o país iniciasse a construção de um muro nos 1,3 mil km de fronteira.

Publicidade

Assuntos relacionados

Mundo
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade