Publicidade
Mundo

Protestos contra guerra em Gaza resultam em novas prisões em universidades nos EUA

Estudantes foram denunciados pelas instituições por ocupar campus

Imagem da noticia Protestos contra guerra em Gaza resultam em novas prisões em universidades nos EUA
• Atualizado em
Publicidade

Dezenas de estudantes norte-americanos foram presos, na tarde de quarta-feira (24), após novos protestos contra a guerra na Faixa de Gaza. As manifestações ocorreram nas universidades do Sul da Califórnia e do Texas, onde os alunos ocuparam os campus para exigir que as instituições cortem laços financeiros com Israel.

+ ONU pede investigação sobre valas comuns descobertas em hospitais de Gaza

A polícia foi acionada pelas próprias universidades, que denunciaram a ocupação dos espaços públicos. Em justificativa, os reitores afirmaram que já haviam notificado os alunos, mas que os grupos se recusaram a obedecer às regras.

No Sul da Califórnia, as prisões aconteceram de maneira pacífica. Já no Texas, centenas de policiais, incluindo a cavalaria, empurraram os manifestantes com cassetetes. Ao todo, foram realizadas 34 detenções a mando da universidade e do governador do Texas, Greg Abbott, de acordo com o Departamento de Segurança Pública do estado.

As manifestações ocorrem devido aos quase oito meses de guerra entre Israel e Hamas, que acontece na Faixa de Gaza. A ofensiva israelense já deixou mais de 35 mil mortos, segundo o Ministério da Saúde local, além de 79 mil feridos.

+ Chefe da inteligência militar de Israel renuncia ao cargo após ataque do Hamas

O movimento está tomando as universidades do país. Tudo começou na última semana, quando mais de 100 manifestantes foram presos na faculdade Columbia, em Nova York, por acampar no campus e protestar contra a guerra em Gaza. O mesmo ocorreu nas faculdades de Yale (40 presos) e de Nova York (133) após denúncia dos reitores.

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade