Polícia colombiana prende acusado de organizar ataque contra senador Miguel Uribe
Arteaga é o quinto suspeito pelo atentado contra pré-candidato à presidência
Reuters
A polícia colombiana capturou neste sábado um fugitivo acusado de organizar e participar de ataque ao senador e pré-candidato presidencial Miguel Uribe, a quinta pessoa presa durante a investigação do atentado contra o político, informou o diretor das forças armadas.
Ele é Elder José Arteaga, conhecido como "El Costeño", acusado de organizar o ataque de um garoto de 15 anos que atirou no político há quase um mês, enquanto ele fazia um comício de campanha no oeste de Bogotá, disse o diretor da Polícia Nacional, general Carlos Fernando Triana.
+ Pré-candidato à presidência da Colômbia passa por cirurgia de emergência
A captura de Arteaga, que tem uma longa ficha criminal e contra quem foi emitido um aviso vermelho da Interpol na sexta-feira, ocorreu em um bairro no oeste da capital colombiana, onde ele estava escondido.
"A captura do vulgo El Costeño, um criminoso com mais de 20 anos de antecedentes criminais, que participou diretamente, que materializou e organizou o antes, o durante e o depois do ataque criminoso", disse Triana em uma coletiva de imprensa, afirmando que a captura permitirá que a investigação avance.
"Estamos indo atrás dos autores intelectuais desse ato", disse ele, descrevendo Arteaga como o líder do grupo criminoso que cometeu o ataque contra o senador.

Por sua vez, a delegada de Segurança Territorial da Procuradoria Geral da República, Deicy Jaramillo Rivera, disse na mesma coletiva de imprensa que, de acordo com as investigações, Arteaga coordenou a ação criminosa, incluindo a entrega da arma ao jovem que atirou no pré-candidato presidencial.
O funcionário garantiu que o vulgo "El Costeño" enfrenta acusações de tentativa de homicídio agravado; fabricação, tráfico e posse de armas; conspiração para cometer um crime e uso de menores para atividades criminosas.
A reportagem não conseguiu entrar em contato imediatamente com Arteaga ou seu advogado para comentar as acusações que ele enfrenta.