Mundo

Polícia britânica proíbe torcida de time israelense em jogo na Inglaterra

Decisão foi tomada por razões de segurança e provocou reação de políticos e autoridades israelenses

Imagem da noticia Polícia britânica proíbe torcida de time israelense em jogo na Inglaterra
Torcedores do Maccabi afirmaram que, mesmo sem acesso às arquibancadas, planejam se reunir nos arredores do estádio - Redes Sociais / Reprodução
Publicidade

A polícia britânica proibiu a presença da torcida do time israelense Maccabi Tel Aviv F.C. no jogo da UEFA Europa League contra o Aston Villa F.C., marcado para 6 de novembro, no estádio Villa Park, em Birmingham (centro-oeste da Inglaterra). A medida foi justificada por questões de segurança, mas rapidamente ganhou contornos políticos no Reino Unido.

A polícia levou em consideração episódios de violência ocorridos em 2024, durante uma partida do Maccabi contra o AFC Ajax, em Amsterdã.

+ ONU diz que 560 toneladas de alimentos entram em Gaza diariamente desde cessar-fogo, mas é preciso mais

Na ocasião, torcedores israelenses arrancaram bandeiras da Palestina e gritaram frases contra árabes, sendo depois agredidos por manifestantes pró-Palestina.

O caso dividiu autoridades britânicas. O primeiro-ministro Keir Starmer criticou a medida e afirmou: “É uma decisão errada. Não vamos tolerar antissemitismo em nosso país”.

A líder da oposição, Kemi Badenoch, também se manifestou contra a proibição, dizendo que caberia à polícia garantir a segurança dos torcedores.

O ministro das Relações Exteriores de Israel classificou a medida como “covarde”. Torcedores do Maccabi afirmaram que, mesmo sem acesso às arquibancadas, planejam se reunir nos arredores do estádio no dia da partida.

+ Venezuela posiciona tropas e coloca armas 'nas mãos do povo' diante de ameaça dos EUA

Faixa de Gaza

Desde o início da guerra na Faixa de Gaza, protestos têm acompanhado eventos esportivos com participação de equipes israelenses. No mês passado, o Maccabi enfrentou manifestações na Grécia.

Seleções de países como Noruega e Itália pressionam para que Israel seja suspenso de competições internacionais, a exemplo do que aconteceu com a Rússia em 2022.

O Conselho Nacional dos Chefes de Polícia do Reino Unido apoiou a decisão e disse que ela foi baseada em “todas as informações relevantes disponíveis”, reforçando que a prioridade é evitar confrontos entre grupos pró-Israel e pró-Palestina.

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade