Pentágono inicia retirada de tropas da Guarda Nacional enviadas por Trump a Chicago e Portland
Militares destacados no mês passado devem retornar aos estados de origem após ações judiciais impedirem participação em operações de imigração
Reuters
O Pentágono começou a retirar parte das tropas da Guarda Nacional enviadas recentemente a Chicago e Portland, segundo informou neste domingo (16) uma autoridade de defesa dos Estados Unidos familiarizada com a decisão.
A autoridade, que falou sob condição de anonimato à Reuters, afirmou que 200 soldados da Guarda Nacional da Califórnia destacados para Portland e outros 200 integrantes da Guarda Nacional do Texas enviados para Chicago devem retornar aos seus estados de origem ainda neste domingo.
+ EUA atacam nova embarcação no Pacífico e deixam 3 mortos
As tropas foram enviadas pelo governo Donald Trump no mês passado sob o argumento de que seriam necessárias para apoiar agentes de fiscalização da imigração que, segundo a administração, estavam sendo confrontados por ativistas e manifestantes.
No entanto, os militares nunca chegaram a atuar nessas operações devido a ações judiciais que contestaram o envio.
O Pentágono e um porta-voz do governador do Oregon não responderam imediatamente aos pedidos de comentário. Já um porta-voz do governador de Illinois, JB Pritzker, afirmou que o Estado não recebeu qualquer informação do governo federal sobre a retirada das tropas.








