Publicidade
Mundo

Partido de Milei supera rival e vence eleições legislativas de Buenos Aires

Resultado coloca a sigla A Liberdade Avança como a principal alternativa ao movimento peronista

Imagem da noticia Partido de Milei supera rival e vence eleições legislativas de Buenos Aires
Partido de Milei vence eleições legislativas de Buenos Aires | Divulgação
Publicidade

O partido do presidente argentino, Javier Milei, venceu as eleições legislativas na cidade de Buenos Aires, realizadas domingo (18). Segundo apuração oficial, Manuel Adorni, da sigla A Liberdade Avança, conquistou 30,1% dos votos, à frente do deputado nacional peronista Leandro Santoro (27,4%).

A virada marcou uma derrota contundente para o agrupamento político do ex-presidente Mauricio Macri, Proposta Republicana (PRO), que governou a capital argentina ininterruptamente nos últimos 18 anos. Com 15,9% dos votos, a sigla ficou em terceiro lugar, sendo o pior resultado em 20 anos.

No pleito, estavam em disputa metade dos 60 assentos do legislativo de Buenos Aires – que tem funções equivalentes às dos deputados do Distrito Federal. Com o resultado, A Liberdade Avança ganhará cinco cadeiras na Casa (totalizando 13), o peronismo, duas (20), e o PRO ganhará três (10).

O resultado coloca A Liberdade Avança como a principal alternativa ao movimento peronista – defendido pela ex-presidente Cristina Fernández de Kirchner. O cenário fortalece a posição da sigla antes das eleições legislativas nacionais de meio de mandato, que acontecem em outubro.

“É importante ter consciência de que hoje o bastião amarelo foi pintado de violeta", disse Milei ao comemorar a vitória, em referência às cores que identificam seu partido e o do PRO, respectivamente. "E a partir de agora vamos pintar de violeta todo o país”, completou.

+ Milei publica decreto que endurece regras para imigração na Argentina

O mesmo foi dito por Adorni, que salientou o aumento da popularidade do partido no país. "Não era só uma eleição local, mas uma escolha entre dois modelos, entre a decadência do modelo kirchnerista e a liberdade. Uma vez mais a liberdade ganhou, isso aconteceu em outras províncias e agora duplicamos em Buenos Aires a quantidade de votos que tivemos há dois anos", disse.

Publicidade

Assuntos relacionados

Argentina
Javier Milei
Eleições
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade