Publicidade
Mundo

Parasita carnívoro é detectado pela primeira vez em humano nos EUA

Paciente em Maryland foi diagnosticado com bicheira-do-Novo-Mundo após viagem à América Central; governo norte-americano diz que risco de propagação é baixo

,
Publicidade

Um parasita carnívoro conhecido como bicheira-do-Novo-Mundo foi identificado pela primeira vez em um paciente humano nos Estados Unidos. O caso foi confirmado no domingo (24) pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) e pelo Departamento de Saúde e Serviços Humanos (HHS).

De acordo com as autoridades, o paciente vive em Maryland e havia retornado recentemente de uma viagem a El Salvador. A confirmação foi feita após análises laboratoriais. Apesar disso, fontes ligadas ao setor pecuário informaram que o paciente teria vindo da Guatemala, divergência que não foi esclarecida oficialmente.

+ Anvisa diz priorizar análise de medicamento para prevenção do HIV aprovado nos EUA e Europa

A mosca-da-bicheira é considerada uma das pragas mais destrutivas para animais de criação. As fêmeas depositam ovos em feridas abertas e, após a eclosão, as larvas consomem o tecido vivo, podendo levar o hospedeiro à morte.

Embora rara em humanos, a presença do parasita no país reacendeu o alerta no setor agropecuário, já que um eventual surto poderia gerar prejuízos bilionários, especialmente no Texas, maior produtor de gado dos EUA. Para reduzir os riscos de infestação, a secretária do Departamento de Agricultura dos EUA (USDA), Brooke Rollins, anunciou a construção de uma instalação no Texas destinada à produção de moscas estéreis, estratégia usada para conter a praga.

Publicidade

Assuntos relacionados

Saúde
Estados Unidos
Insetos
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade