Mundo

Paralisação no governo dos EUA atrasa mais de 1.660 voos

Shutdown entra no 27º dia, sem previsão de acordo orçamentário entre os parlamentares

Imagem da noticia Paralisação no governo dos EUA atrasa mais de 1.660 voos
Torre de controle de tráfego aéreo do aeroporto de Newark, em Nova Jersey | Reuters/David 'Dee' Delgado
,
Publicidade

A turbulência nas viagens aéreas nos Estados Unidos se agravou com mais de 1.660 voos atrasados ​​em todo o país nesta segunda-feira (27) e mais de 8.600 atrasos no domingo (26), com o aumento das ausências dos controladores de tráfego aéreo em meio à paralisação do governo federal, agora em seu 27º dia.

A Administração Federal de Aviação (FAA) citou a falta de pessoal que afeta os voos em todo o sudeste e no Aeroporto de Newark, em Nova Jersey, além de atraso em terra no Aeroporto Internacional de Los Angeles.

A Southwest Airlines teve 45%, ou 2.000, dos seus voos atrasados ​​no domingo, enquanto a American Airlines teve quase 1.200, ou um terço, dos seus voos atrasados, de acordo com o FlightAware, um site de rastreamento de voos. A United Airlines teve 24%, ou 739, dos seus voos atrasados ​​e a Delta Air Lines teve 17%, ou 610, dos seus voos atrasados.

Um funcionário do Departamento de Transportes dos EUA disse que 44% dos atrasos de domingo foram causados ​​por ausências de controladores - um aumento acentuado em relação aos 5% habituais.

Cerca de 13.000 controladores de tráfego aéreo e 50.000 funcionários da Administração de Segurança dos Transportes devem trabalhar sem salários e perderão seu primeiro pagamento integral na terça-feira.

+ Casa Branca inicia demissões em massa durante paralisação do governo dos EUA

Impasse no orçamento

Os atrasos e cancelamentos crescentes estão alimentando a frustração do público e intensificando o exame minucioso do impacto da paralisação do governo, aumentando a pressão sobre os parlamentares para que resolvam o impasse orçamentário.

Democratas e republicanos não chegam a um acordo sobre o tema. Este é o segundo shutdown mais longo dos Estados Unidos. Entre 2018 e 2019, os EUA tiveram uma paralisação de 35 dias.

Publicidade
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade