Mundo

Papa Leão XIV se reúne com MST e movimentos populares no Vaticano

Pontífice receberá delegações de mais de 130 movimentos populares em Roma, nesta semana

Imagem da noticia Papa Leão XIV se reúne com MST e movimentos populares no Vaticano
Participantes do MST e EMMP serão recebidos em audiência pelo Papa no dia 23 de outubro | Divulgação/Vatican Media
Publicidade

O Papa Leão XIV receberá representantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e de mais de 130 movimentos sociais durante o V Encontro Mundial de Movimentos Populares (EMMP), que será realizado entre os dias 23 e 26 de outubro, em Roma.

Esta será a primeira reunião do pontífice com organizações populares, dando continuidade ao legado de Papa Francisco.

+ Papa Leão XVI se reúne pela 1ª vez com vítimas de abuso sexual na Igreja Católica

Segundo informações do portal oficial do Vaticano, os participantes do EMMP serão recebidos em audiência pelo Papa no dia 23 de outubro e participarão de uma Missa Jubilar na Basílica de São Pedro, no dia 26 de outubro.

O evento representa a retomada de uma tradição criada em 2014 por Papa Francisco, que defendia o diálogo direto entre a Igreja Católica e movimentos populares.

“Ele realiza o sonho do Papa Francisco, de que a própria Igreja acompanhe os pobres”, afirmou Padre Mattia Ferrari, coordenador do encontro.

Participação do MST no Vaticano

Em 2024, integrantes do MST participaram do Arena da Paz, quando tiveram a bandeira do movimento abençoada por Papa Francisco. Na ocasião, João Pedro Stedile discursou sobre a luta dos trabalhadores rurais sem terra no Brasil.

+ Papa canoniza 7 novos santos; entre eles estão os primeiros venezuelanos

Neste ano, o movimento será representado por Ayala Ferreira, da direção nacional de Direitos Humanos, que destacou a importância do diálogo: “A expectativa que nós temos é de um encontro fraterno, mas ao mesmo tempo muito afirmado em compromissos concretos, diante do cenário que estamos vivendo.”

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade