Papa Francisco tem 'boa noite de sono' após apresentar ligeira melhora, diz Vaticano
Pontífice está internado em Roma desde 14 de fevereiro devido a um quadro de pneumonia bilateral

Camila Stucaluc
O Vaticano atualizou a situação médica do Papa Francisco – diagnosticado com pneumonia bilateral. Segundo comunicado publicado nesta quinta-feira (27), o pontífice teve uma boa noite de sono e passou a primeira parte da manhã descansando.
Na quarta-feira (26), a Santa Sé comunicou uma ligeira melhora do quadro de saúde de Francisco. Exames laboratoriais mostraram a diminuição da insuficiência renal, enquanto uma tomografia apontou a progressão normal da inflamação pulmonar. Apesar de continuar recebendo exigência de alto fluxo, o pontífice não registrou novas crises respiratórias.
Francisco, de 88 anos, está internado no Hospital Policlínico Agostino Gemelli, em Roma, desde o dia 14 de fevereiro. Inicialmente, foi apontado um quadro de bronquite, que evoluiu para uma infecção polimicrobiana nas vias respiratórias. Na última terça-feira (20), o pontífice realizou uma tomografia, que revelou uma pneumonia bilateral.
Por enquanto, não há previsão de alta. A Santa Sé afirmou que a internação durará o "tempo necessário" para que o papa volte para casa em segurança.
Essa é a quarta hospitalização de Francisco em quatro anos – e a mais longa até agora. A primeira ocorreu em 2021, quando o pontífice passou por uma intervenção cirúrgica devido a uma diverticulite. As outras duas ocorreram em março de 2023, por uma bronquite infecciosa, e em junho do mesmo ano, devido ao risco de obstrução intestinal.
+ Internado, Papa pede desculpas por faltar a oração de domingo
Apesar do quadro de saúde delicado, a Santa Sé informou que Francisco permanece de bom humor e tem cumprido agendas no hospital. Na quarta-feira (26), o pontífice recebeu a Eucaristia pela manhã e trabalhou durante a tarde.