Papa Francisco desembarca na Indonésia e dá início à viagem pela Ásia
Pontífice visitará quatro países em 12 dias, no itinerário mais longo do seu papado de 11 anos
O Papa Francisco chegou à Indonésia na manhã desta terça-feira (3), dando início a viagem mais longa de seu pontificado, que também o levará para Papua Nova Guiné, Timor Leste e Singapura.
Em uma cadeira de roda, o pontífice de 87 anos tirou o dia para descansar do voo de mais de 11 horas e deve começar a longa agenda oficial somente na quarta-feira (3), com visitas aos líderes políticos do país e um encontro com o clero indonésio.
+ Nicolás Maduro adianta Natal na Venezuela para 1º de outubro
Já na quinta-feira (4), Francisco fará uma missa para mais de 60 mil pessoas no principal estádio de Jacarta. Depois ele participará de uma reunião inter-religiosa na mesquita Istiqlal, a principal do país, com representantes das seis religiões oficialmente reconhecidas na Indonésia: Islamismo, Budismo, Confucionismo, Hinduísmo, Catolicismo e Protestantismo.
+ Barco de migrantes afunda no Canal da Mancha e deixa 12 mortos
A mesquita, a maior do Sudeste Asiático, fica em frente a catedral católica da capital, Nossa Senhora da Assunção. Os edifícios também são ligados por um “Túnel da Amizade” subterrâneo que Francisco visitará com o grande imã, Nasaruddin Umar, como um símbolo de liberdade religiosa e tolerância.
+ Suspensão do X: Nunes Marques é sorteado relator para analisar ação movida pelo Novo no STF
Francisco é o terceiro papa a visitar a Indonésia, depois do Papa Paulo VI em 1970 e de São João Paulo II em 1989. Embora os católicos representem apenas 3% da população do país, o arquipélago tem a terceira maior comunidade cristã da Ásia, depois das Filipinas e da China, e é importante para o Vaticano, pois abriga o maior seminário do mundo e forma centenas de padres e freiras por ano.