Papa Francisco canoniza padre italiano por milagre realizado para indígena na Amazônia
Missionárias pediram intercessão do religioso José Allamano na cura do indígena Sorino, atacado por uma onça, em 1996
O papa Francisco proclamou 14 novos santos neste domingo (20), durante a Missa na Praça de São Pedro, no Vaticano. Um dos novos canonizados pela Igreja Católica é o italiano José Allamano, fundador da congregação dos Missionários da Consolata, por um milagre atribuído à ele no estado de Roraima, no Brasil.
Em 1996, o indígena Sorino, da etnia Yanomami, foi atacado por uma onça próximo de Boa Vista, capital de Roraima. Ele teve ferimentos graves na cabeça, inclusive, com a abertura do crânio. Sorino foi resgatado pelas missionárias da Consolata e transportado para o hospital.
Durante a internação do indígena, as religiosas pediram ao fundador do instituto missionário, o padre Allamano, uma intercessão pela recuperação de Sorino. O quadro era considerado gravíssimo pelos médicos.
Após meses de tratamento, Sorino conseguiu se recuperar das lesões e recebeu alta, sem ter ficado com nenhuma sequela. Ele segue vivendo na Terra Indígena Yanomami, em Roraima.
+ Vídeo: telescópio Euclides revela primeira parte do maior mapa do universo já feito
O padre Giuseppe Allamano nasceu em 1851 em Piemonte, norte da Itália. Ele morreu em 1926, sem nunca ter saído do país. Sacerdotes de missões religiosas ao redor do mundo reproduziram o trabalho de Allamano em países da África e também no Brasil, onde ele é chamado de José. Ele havia sido proclamado beato em 1990 pelo Papa João Paulo II.
*Com informações da Vatican News