ONU diz que emissões de carbono por veículos pesados aumentaram 30%
Estudo foi divulgado em relatório publicado na última semana pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente
Samir Mello
Um estudo divulgado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em Nairóbi apontou que as emissões de CO2 aumentaram em mais de 30% desde 2000, com caminhões contribuindo com 80% desse aumento.
Rob De Jong, chefe da Unidade de Mobilidade Sustentável do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma), defende que caminhões e ônibus contribuem para o crescimento econômico em todo o mundo, no entanto, também são responsáveis por grandes impactos ambientais e de saúde. Dessa forma, afirma De Jong, regulamentações são necessárias para reduzir esses danos.
+ Ações do Brasil sobre o meio ambiente entram em contradição com discurso no exterior
Atualmente, as exportações de veículos pesados representam apenas 3,6% do comércio automobilístico global. O Brasil é um dos países que baniu a importação desse tipo de veículo, fazendo parte de um grupo de 18 nações que adotaram a medida entre 146 estudadas.
Entre os países lusófonos estudados, Cabo Verde e Guiné-Bissau estão no grupo avaliado como “bom” no ranking sobre regulação nacional. Angola foi considerada “fraca” e Moçambique e São Tomé e Príncipe “muito fracos” em suas regulações.
Segundo o relatório publicado pela ONU, é necessária a responsabilidade compartilhada entre os países importadores e exportadores, cooperação regional para o cumprimento de normas e o desenvolvimento de mais pesquisa.