Publicidade
Mundo

“O que nos faz crescer não é a subserviência”, diz Lula em evento na Colômbia

Petista participou do Fórum Empresarial Colômbia-Brasil, em Bogotá, onde também foi discutida situação da Venezuela

Imagem da noticia “O que nos faz crescer não é a subserviência”, diz Lula em evento na Colômbia
Publicidade

A convite do presidente da Colômbia, Gustavo Petro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou, nesta quarta-feira (17/04), do Fórum Empresarial Colômbia-Brasil, realizado em Bogotá. Entre os temas debatidos com a presença de empresários de ambos os países, o petista fez um apelo para que os países latino-americanos se aproximem para explorar melhorar seus potenciais.

+Lula é recebido por Petro e deve reforçar apelo por união de países latinos

“A nossa cabeça é voltada historicamente de um lado para Europa, onde estavam os colonizadores, e do outro para a economia mais pujante que é os EUA. Os empresários daqui tinham medo do Brasil. Tratavam o Brasil como um império que poderia acabar com as empresas locais. Nós temos que parar de ter medo uns dos outros. Nós não queremos hegemonia, queremos parcerias”, defendeu Lula.

Lula se queixou também das burocracias, que, segundo ele, ajudam a dificultar a expansão do fluxo comercial e da integração regional, além de sugerir que os países da região trabalhem na criação de um banco regional de desenvolvimento. “Não é possível viver atrás de Banco Mundial o tempo todo”.

Ao finalizar seu discurso, Lula citou o assessor especial para assuntos Internacionais, Celso Amorim, para pedir mais assertividade e proatividade entre os países sul-americanos trabalharem mais juntos. “O que nos faz crescer não é subserviência. Como diria Amorim, o que nos faz crescer é uma posição ativa e altiva no mundo político e no mundo dos negócios”.

Venezuela

Em breve pronunciamento para os jornalistas após a conclusão do Fórum, Gustavo Petro abordou a situação das eleições na Venezuela, revelando ter oferecido uma proposta de plebiscito para o presidente Lula, sobre a qual o presidente Nicolás Maduro já teria sido informado.

“Queremos transmitir ao presidente Lula uma proposta, que foi transmitida ao presidente Maduro e à oposição, a possibilidade de um plebiscito – em relação às eleições que se aproximam -, que garanta para quem quer que perca, uma garantia sobre sua vida, sobre seus direitos, sobre suas garantias políticas, que qualquer um deve ter em seu país”, afirmou Petro.

Sobre o assunto, Lula se limitou a responder que o assunto foi discutido e que "agora, neste encontro, o mais importante é discutirmos a relação entre Brasil e Colômbia".

Publicidade

Assuntos relacionados

Lula
Colômbia
Venezuela
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade