Lula visita a Colômbia para tratar de Amazônia, comércio, investimentos e pautas sociais
Convite para reunião bilateral partiu do presidente colombiano, Gustavo Petro

Raphael Felice
A convite do presidente da Colômbia, Gustavo Petro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva embarca para Bogotá nesta terça-feira (16). O voo que vai partir de Brasília está previsto para às 17h30.
O encontro presidencial vai tratar sobre as relações bilaterais entre os países, como a promoção do comércio, investimentos e bem-estar das populações brasileiras e colombianas. Também vão tratar sobre o desenvolvimento sustentável, em especial por meio da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica.
A expectativa do encontro é gerar um “forte impulso à integração bilateral e regional”, segundo o governo. Durante o encontro, Lula e Petro também devem dialogar sobre temas sociais, como exemplo da igualdade racial, direitos humanos, agricultura familiar e pautas feministas.
Também em Bogotá, o presidente Lula participará de Fórum Empresarial promovido pela ApexBrasil e pela agência de promoção comercial colombiana ProColombia, cuja programação incluirá painéis sobre temas como tecnologia, reindustrialização e integração produtiva, segurança alimentar e infraestrutura.
Brasil e Colômbia mantêm intercâmbio comercial significativo, sendo o Brasil o terceiro maior parceiro do país vizinho. As exportações brasileiras para a Colômbia apresentam tendência de crescimento desde 2003. Em 2023, ano em que o comércio bilateral totalizou US$ 6,1 bilhões, as exportações brasileiras alcançaram USD 3,8 bilhões, e as importações da Colômbia, US$ 2,3 bilhões. Mais de 70 empresas brasileiras estão instaladas na Colômbia.