Novo terremoto de magnitude 5,5 atinge Afeganistão nesta terça-feira (2)
Tremor ocorre quase dois dias após um terremoto de magnitude 6, na mesma região, ter matado mais de 1.400 pessoas

Reuters
Mais um terremoto, desta vez de magnitude 5,5, atingiu o sudeste do Afeganistão nesta terça-feira (2), gerando mais destruição. O tremor ocorre quase dois dias após o último, que matou mais de 1.400 pessoas e feriu milhares.
O terremoto desta terça-feira aconteceu a uma profundidade relativamente rasa de 10 km, o mesmo nível do que ocorreu à meia-noite de domingo (31), com magnitude 6. Foi um dos piores terremotos do Afeganistão em anos, destruindo casas em vilarejos remotos.
O tremor secundário causou pânico e interrompeu os esforços de resgate, fazendo com que pedras deslizassem montanha abaixo, interditando ainda mais estradas e tornando perigosa a escavação nos escombros, segundo a Aseel, uma plataforma de tecnologia humanitária com redes em todo o Afeganistão.
Possivelmente, mais pessoas ficaram feridas. O novo terreno dificulta os esforços de socorro das equipes de resgate nos vilarejos isolados.
+ Terremoto de magnitude 6 atinge leste do Afeganistão
Consequências do tremor de domingo
Pelo menos 1.411 pessoas morreram no terremoto de domingo, 3.124 ficaram feridas e mais de 5.400 casas foram destruídas, disse o porta-voz do governo Taliban, Zabihullah Mujahid.
Teme-se que mais pessoas estejam presas sob os escombros, informou a Sociedade do Crescente Vermelho Afegão, um grupo humanitário que atua na região. O coordenador da ONU naquele país disse que o número de mortos provavelmente aumentará.
+ Reino Unido anuncia financiamento de emergência ao Afeganistão após terremoto
O Afeganistão é propenso a terremotos, particularmente na cordilheira Hindu Kush, onde as placas tectônicas da Índia e da Eurásia se encontram.
As províncias orientais de Kunar e Nangarhar foram as mais atingidas pelo terremoto de domingo.