Publicidade
Mundo

Terremoto de magnitude 6 atinge leste do Afeganistão e deixa 30 mortos

Número de vítimas deve subir nas próximas horas, segundo autoridades; país pediu ajuda internacional

Imagem da noticia Terremoto de magnitude 6 atinge leste do Afeganistão e deixa 30 mortos
Tremor atingiu o leste do Afeganistão | Reprodução/redes sociais
Publicidade

Um terremoto de magnitude 6 na escala Richter atingiu o leste do Afeganistão na noite de domingo (31). Segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês), o epicentro do abalo foi registrado a 27 km de Jalalabad, a quinta maior cidade do país, com profundidade de 8 km.

O local mais atingido foi a província de Kunar. Até o momento, 30 mortes foram confirmadas, enquanto centenas de pessoas foram levadas a hospitais com ferimentos moderados e graves. O Ministério da Saúde afirmou que os números devem aumentar, já que algumas das áreas atingidas pelo tremor são de difícil acesso.

Pelas redes sociais, o porta-voz do Talibã, Zabihullah Mujahid, disse que o regime está enviando todos os esforços para resgatar os afetados, muitos sob escombros. “Equipes de apoio da capital e das províncias vizinhas também estão a caminho. Todos os recursos disponíveis serão utilizados para o resgate e socorro das pessoas”, escreveu.

Apesar do envio de socorristas, outras autoridades do regime Talibã afirmaram que os recursos do governo são limitados. Eles pediram ajuda a organizações humanitárias para o resgate de civis, sobretudo em áreas montanhosas, onde houve deslizamentos de terra. Na província de Nangahar, voluntários foram aos hospitais para doar sangue.

+ Israel confirma morte de porta-voz do Hamas após bombardeio em Gaza

O Afeganistão é propenso a terremotos, especialmente na cordilheira Hindu Kush, onde as placas tectônicas da Índia e da Eurásia se encontram. No ano passado, uma série de tremores matou mais de 1.000 pessoas no oeste do país, deixando cidades em escombros. O novo abalo, segundo o USGS, pode deixar centenas de vítimas.

Publicidade

Assuntos relacionados

Afeganistão
Terremoto
Morte
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade