Navio com quase 200 toneladas de alimentos parte para a Faixa de Gaza
Itens foram recolhidos pela instituição de caridade World Food Kitchen e serão destinados à população do Norte da região
Um navio de ajuda humanitária com quase 200 toneladas de alimentos partiu da Espanha para a Faixa de Gaza nesta terça-feira (12). A comida foi recolhida pela World Food Kitchen, instituição de caridade fundada pelo chef espanhol José Andrés. A expectativa é de que o navio chegue na costa de Gaza entre quinta (14) e sexta (15).
+ Número de mortos em Gaza ultrapassa 31 mil com ofensiva israelense
Segundo Andrés, os alimentos serão destinados à população do Norte de Gaza — até então palco das batalhas entre Israel e Hamas. O local onde o navio vai desembarcar, contudo, foi mantido em sigilo para evitar uma repetição do incidente de 29 de fevereiro, quando israelenses atiraram contra uma multidão de civis que tentava adquirir comida.
"Nosso objetivo é estabelecer uma rodovia marítima de barcos e barcaças abastecidas com milhões de refeições continuamente em direção a Gaza. A WCK está trabalhando em estreita colaboração com os Emirados Árabes Unidos e a Jordânia para tornar a opção marítima possível. Esperamos que os governos sigam o exemplo", disse Andrés.
O envio da alta quantidade de alimentos ocorre em meio à crise humanitária em Gaza, onde muitos dos caminhões de ajuda não conseguem chegar aos determinados destinos devido aos confrontos de Israel e Hamas. A situação está piorando a cada dia, deixando, segundo as Nações Unidas (ONU), um quarto da população a um passo da fome.
+ Netanyahu rebate Biden e diz que Israel vai avançar com ofensiva em Rafah
Em meio ao cenário, a comunidade internacional está pressionando para que Israel e Hamas cheguem a um acordo de cessar-fogo. Os esforços, no entanto, não estão resultando em avanços. Na última quinta (7), o Hamas deixou o Cairo sem progresso no acordo de pausa humanitária, mediado por Estados Unidos, Egito e Catar.