Navalny morreu de causas naturais, diz laudo apresentado à família
Mãe de opositor russo denunciou estar sendo ameaçada para realizar enterro privado, sem cerimônia fúnebre
A morte do opositor russo Alexei Navalny, encontrado sem consciência em uma prisão na Sibéria, ocorreu por causas naturais. É o que aponta o certificado de óbito emitido pelas autoridades russas, divulgado pela mãe do político, Lyudmila Navalnaya. Ela conseguiu ver o corpo do filho na quinta-feira (22), após quase uma semana de espera.
+ Saiba quem foi Alexei Navalny, opositor de Putin morto na Sibéria
Em vídeo, Lyudmila denunciou estar sofrendo pressões para aceitar que o funeral de Navalny seja privado, sem cerimônia fúnebre. Segundo ela, os investigadores continuam se negando a entregar o corpo do filho, alegando que "o cadáver está se decompondo".
"Eles me ameaçaram. Me olharam nos olhos e disseram que se eu não concordasse com um funeral secreto, fariam qualquer coisa com o corpo do meu filho. Eles querem que isso seja feito em segredo, sem despedida. Eles querem me levar à beira do cemitério, a um túmulo novo e dizer: aqui jaz seu filho. Eu não concordo com isso", disse Lyudmila.
A morte de Navalny foi anunciada na última sexta-feira (16). Segundo o Serviço Penitenciário russo, o líder político se sentiu mal após terminar uma caminhada no presídio de Yamalo-Nenets, localizado na Sibéria, e perdeu a consciência. Ele cumpria uma sentença de 19 anos de prisão por acusações de extremismo e outros crimes.
Em meio às especulações de líderes internacionais, que acusaram o presidente Vladimir Putin de arquitetar a morte de Navalny, o governo russo iniciou uma investigação. O corpo do opositor passou por perícias e "exames químicos" durante seis dias.
Nesta semana, Lyudmila entrou com um processo no tribunal de Salekhard no Círculo Ártico contestando a recusa das autoridades russas em liberar o corpo de Navalny. No documento, ela cita a "inação do comitê de investigação" para liberar o corpo do filho, uma vez que foi impedida várias vezes, assim como os advogados, de acessar o necrotério.
Encontro de Biden com família de Navalny
Enquanto a mãe de Navalny assinava o documento de óbito do filho, a esposa e filha de Navalny, Yulia e Dasha Navalnaya, encontraram-se com o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, na Califórnia. Assim como a família, Washington acusa as autoridades de esconder o corpo do opositor político para tentar encobrir a causa da morte.
+ Alexei Navalny entra para a lista de adversários de Putin mortos em condições misteriosas
Em comunicado, a Casa Branca informou que está acompanhando de perto as investigações, apesar de não acreditar na palavra dos russos. O governo irá anunciar, nesta sexta-feira (23), um grande pacote de sanções para responsabilizar Moscou pela morte de Navalny, assim como pelos dois anos de invasão na Ucrânia.