São Paulo entra em 'modo verão' e registra calor intenso na véspera do Natal
Capital paulista enfrenta onda de calor fora do padrão, com temperaturas até 5 graus acima da média para dezembro


Vinícius Rangel
A cidade de São Paulo entrou oficialmente no modo verão. Nesta quarta-feira (24), véspera de Natal, a temperatura na capital paulista chegou a 34,4 °C, igualando a máxima registrada neste ano, no dia 6 de outubro. T
Os termômetros de rua chegaram a marcar até 38 °C em Sumaré, 37 °C na Lapa, ambas na zona oeste. A mesma temperatura foi registrada na Mooca, na zona leste da capital.
Moradores sentem o impacto do calor intenso no dia a dia. E não se trata apenas da sensação. térmica, mas de calor real. Meteorologistas explicam que a capital paulista vive uma onda quente fora do padrão, com temperaturas pelo menos 5 graus acima da média para o mês de dezembro.
Bloqueio atmosférico
São Paulo ainda pode bater o recorde de calor do ano na semana do Natal. E esse sol forte não é por acaso. Um fenômeno chamado bloqueio atmosférico atua sobre o país e impede qualquer alívio.
Esse fenômeno se instalou sobre parte do Sudeste, impedindo a chegada de frentes frias. O resultado são dias seguidos de sol forte, tardes e noites quentes e madrugadas abafadas.
Segundo meteorologistas, o bloqueio atmosférico provoca a ausência de frentes frias e contribui para a persistência do calor por vários dias consecutivos.
O mesmo sistema também empurra o calor para outras regiões do país. No Rio de Janeiro, os termômetros podem se aproximar dos 38 graus. Em áreas do Sudeste e do Centro-Oeste, o cenário é parecido, com calor intenso e persistente.
Cuidados redobrados
Com as altas temperaturas, os cuidados precisam ser redobrados, principalmente para quem passa o dia ao ar livre. Especialistas alertam para a importância da hidratação constante, evitar a exposição ao sol nos horários mais quentes do dia e ter atenção especial com crianças, idosos e pessoas com problemas de saúde.
Entre as principais recomendações estão beber água mesmo sem sede, usar protetor solar, optar por roupas leves e procurar sombra e ambientes ventilados.









