Mundo

Nasa divulga imagens do cometa 3I/ATLAS e descarta hipótese de nave alienígena

Objeto, considerado mais antigo que o Sistema Solar, chamou atenção por sua trajetória incomum e foi confirmado como cometa pelos cientistas

Imagem da noticia Nasa divulga imagens do cometa 3I/ATLAS e descarta hipótese de nave alienígena
Nasa divulga imagens do cometa 3I/ATLAS e descarta hipótese de nave alienígena | Divulgação/Nasa
Publicidade

A Nasa divulgou nesta quarta-feira (19) novas imagens do 3I/ATLAS, objeto interestelar que tem intrigado a comunidade científica. Astrônomos afirmam que se trata de um cometa, possivelmente mais antigo que o próprio Sistema Solar, afastando especulações de que poderia ser uma espaçonave alienígena.

O 3I/ATLAS foi detectado pela primeira vez em julho por um telescópio do Sistema de Alerta de Último Impacto Terrestre de Asteroides (ATLAS), instalado em Rio Hurtado, no Chile. Desde então, vem sendo acompanhado por pesquisadores devido à sua trajetória incomum, que indica uma origem fora do Sistema Solar.

“É natural que nos perguntemos o que é isso. Adoramos que o mundo tenha se perguntado conosco”, disse Nicola Fox, administradora associada da Diretoria de Missão Científica da Nasa, durante coletiva de imprensa em Greenbelt, Maryland. Ela se referiu ao cometa como “nosso visitante amigável do Sistema Solar”.

+ Trump rejeita renúncia proposta por Maduro e autoriza ações da CIA na Venezuela, diz jornal

+ Museu do Louvre adicionará 100 câmeras externas após prejuízo de R$ 545 mi em assalto

Segundo Fox, o objeto se comporta como um cometa e não apresenta sinais de tecnologia ou características que sugiram outra origem.

O 3I/ATLAS é apenas o terceiro objeto interestelar já registrado pelos astrônomos cruzando o Sistema Solar. Antes dele, foram identificados o 1I/'Oumuamua, em 2017, e o 2I/Borisov, em 2019.

Compostos por rochas e gelo, os cometas evaporam ao se aproximar de estrelas como o Sol. A movimentação e a composição do 3I/ATLAS chamaram atenção especial após um cientista sugerir que poderia ser uma tecnologia alienígena.

No início da coletiva, Amit Kshatriya, administrador associado da Nasa, abordou os rumores: “Acho importante falarmos sobre isso. Esse objeto é um cometa. Ele se parece e se comporta como um cometa. Todas as evidências apontam para isso.”

Kshatriya destacou ainda que a Nasa continua buscando sinais de vida fora da Terra. Como exemplo, citou uma pesquisa de setembro que identificou sinais potenciais de vida microbiana antiga em rochas marcianas analisadas pelo rover Perseverance.

“Queremos muito encontrar sinais de vida no universo”, afirmou Kshatriya.

A agência espacial também esclareceu que o 3I/ATLAS não representa perigo para o planeta. Ele não chegará a menos de 275 milhões de quilômetros da Terra.

Publicidade

Assuntos relacionados

Cometa
Atlas
Nasa
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade