Morre aos 93 anos Shigemi Fukahori, sobrevivente da bomba em Nagasaki
A mídia local relatou que ele morreu de causas naturais em função da idade avançada
SBT News
Shigemi Fukahori, um dos sobreviventes do bombardeio atômico de Nagasaki, no sudoeste do Japão, faleceu na última sexta-feira (3) aos 93 anos. A informação foi divulgada pela Igreja Católica Urakami, local em que ele ia frequentemente rezar pelas vítimas do bombardeio de 1945 e é considerado um ponto de resistência ao conflito global.
Considerado um grande ativista contra as armas nucleares, Fukahori morreu de causas naturais em função da idade avançada. A informação é destaque na imprensa japonesa.
+ Entenda elo familiar das 9 vítimas de suposto envenenamento no Piauí
Ele tinha apenas 14 anos quando os Estados Unidos lançaram a bomba sobre Nagasaki, em 9 de agosto de 1945, ação responsável pela morte de dezenas de milhares de pessoas, incluindo membros da família de Fukahori.
O ataque aconteceu três dias após o bombardeio de Hiroshima, que matou 140 mil pessoas. Após os dois episódios, o Japão se rendeu formalmente e encerrou sua participação na Segunda Guerra Mundial. Durantes anos, Fukahori não conseguiu falar sobre o que viu e viveu na época.
+ Soldado de Israel que estava em férias no Brasil deixa o país após denúncia
Em 2019, entregou uma coroa de flores ao Papa Francisco durante a visita do pontífice à Nagasaki. No ano seguinte, ele participou de uma cerimônia representando as vítimas da bomba, onde fez sua "promessa pela paz", reafirmando seu compromisso em fazer de Nagasaki o último lugar a sofrer o ataque de uma bomba atômica.