Ministro da Defesa de Israel manda preparar plano para 'derrotar o Hamas' caso a guerra seja retomada
Declaração ocorre em meio a impasse a respeito da devolução dos restos mortais dos reféns; grupo devolveu apenas 10 corpos de um total de 28

SBT News
Cinco dias após um cessar-fogo na Faixa de Gaza, o ministro da Defesa de Israel, Israel Katz, instruiu os militares do país a preparar um plano para "derrotar o Hamas" caso a guerra seja retomada, segundo comunicado de seu gabinete emitido nesta quarta-feira (15). A declaração ocorre em meio a um impasse a respeito da devolução dos restos mortais dos reféns.
Mais cedo, o Hamas emitiu um comunicado afirmando que entregou todos os corpos de reféns israelenses que conseguiu encontrar em meio aos escombros, mas Israel rebateu, afirmando aos EUA que o grupo não estava fazendo o suficiente. O país chegou a reduzir pela metade a entrega de ajuda humanitária em Gaza para pressionar o grupo palestino a cumprir o acordo.
No momento em que o cessar-fogo foi acordado, havia 48 reféns sob custódia do Hamas na Faixa de Gaza, dos quais 20 foram libertados com vida, na segunda-feira. Israel afirma que os demais 28 reféns estão mortos.
+Caminhões de ajuda humanitária entram em Gaza em meio a questionamentos sobre troca de reféns
Até o momento, Israel recebeu apenas dez corpos, e o Instituto Nacional de Medicina Forense, em Tel Aviv, confirmou que um deles "não corresponde a nenhum dos reféns". Outros dois ainda precisam passar por perícia.
Conselheiros do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, negaram que o Hamas tenha violado o acordo e afirmaram que o grupo irá honrá-lo, não deixando nenhum refém para trás. O plano inicial estabelece a entrega de todos os reféns, vivos e mortos, em troca da libertação de prisioneiros palestinos detidos em prisões israelenses.
Trump, por sua vez, apoiou Israel e afirmou que consideraria permitir que as forças israelenses retomassem os combates em Gaza se o Hamas não cumprisse sua parte do acordo. Em entrevista à CNN, ele disse que Israel "voltará a essas ruas assim que" [ele] "disser a palavra".