Publicidade
Mundo

Milhares de fãs de Shakira podem ter sido exposto ao sarampo durante show nos EUA

Autoridades de saúde de Nova Jersey alertam que um espectador foi diagnosticado com o vírus altamente contagioso

Imagem da noticia Milhares de fãs de Shakira podem ter sido exposto ao sarampo durante show nos EUA
Shakira realizou show em Nova Jersey no dia 15 de maio | Reprodução Redes Sociais
Publicidade

Autoridades de saúde de Nova Jersey, nos Estados Unidos, emitiram um alerta aos fãs que compareceram ao show de Shakira na última quinta-feira (15), no estádio MetLife. O Departamento de Saúde do Estado informou que uma pessoa compareceu ao show enquanto estava infectada com sarampo, vírus altamente contagioso.

+ Novo caso de sarampo é confirmado em São Paulo

O show da turnê mundial Los Mujeres Ya No Lloran estava esgotado e estima-se que cerca de 82.500 pessoas compareceram no local para ver a cantora colombiana naquele dia. As autoridades solicitaram que todos mantenham as vacinas em dia. Veja o comunicado:

“Indivíduos — especialmente pais, responsáveis, profissionais de saúde e cuidadores — são incentivados a estarem cientes dos sintomas deste vírus altamente contagioso e a garantir que estejam em dia com as vacinas contra sarampo, caxumba e rubéola (MMR)”, diz o alerta.

Os sintomas, que incluem erupções na pele, febre, tosse seca, coriza e olhos vermelhos e lacrimejantes, podem aparecer até o dia 6 de junho nas pessoas que marcaram presença no show de Shakira. Até o momento, nenhum caso adicional de sarampo foi relatado em Nova Jersey.

+ Sarampo: Europa registra recorde de casos desde 1997; por que volta da doença preocupa?

Alerta nas Américas

A Organização Mundial da Saúde (OMS) emitiu um alerta, em 28 de abril, pelo aumento expressivo dos casos de sarampo na região das Américas em 2025. O número de casos foi 11 vezes maior em relação ao mesmo período do ano anterior.

Entre 1º de janeiro e 18 de abril foram registrados 2.318 casos da doença, incluindo três mortes.

O que é o sarampo?

O sarampo é uma doença viral altamente contagiosa que afeta principalmente crianças e pode causar complicações graves, como diarreia intensa, infecções de ouvido, cegueira, pneumonia e encefalite (inflamação do cérebro).

Algumas dessas complicações podem ser fatais. A transmissão da doença, causada pelo Morbillivirus, ocorre pelo ar, por meio de gotículas respiratórias, o que facilita sua propagação, especialmente em ambientes com baixa cobertura vacinal.

Vacinação

A vacina tríplice viral, que previne contra sarampo, caxumba e rubéola, está disponível de forma gratuita nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) de todo o Brasil. Pessoas de 12 meses a 59 anos podem receber o imunizante. O recomendado são duas doses até 29 anos e uma dose de 30 a 59 anos, em pessoas não vacinadas. Quem não lembra se tomou a vacina na infância pode repetir a aplicação.

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade