Mercados argentinos despencam após derrota de Milei em eleições legislativas
Bolsa cai mais de 11%, peso renova mínima histórica e títulos soberanos recuam após revés do governo libertário em reduto peronista

SBT News
com informações da Reuters
Os mercados financeiros da Argentina entraram em colapso nesta segunda-feira (8) depois da derrota do governo de Javier Milei nas eleições legislativas da província de Buenos Aires, região mais populosa e politicamente influente do país, em meio à disputa nacional de meio de mandato marcada para outubro.
+ Israel promete "furacão" de ataques em Gaza para forçar Hamas a aceitar rendição
As ações recuaram mais de 13% no início das negociações e os títulos soberanos perderam acima de 6% no mercado de balcão. O peso argentino também despencou, chegando a 1.440 por dólar, mínima histórica, em queda de 5,14%. O índice S&P Merval caía 11,5% às 13h40 GMT (10h40 de Brasília).
Analistas destacaram que o revés de 13,7 pontos percentuais em favor do peronismo amplia as incertezas sobre a continuidade das reformas econômicas e as fontes de financiamento externo. O Morgan Stanley alertou clientes que os riscos de um cenário de baixa aumentaram.
+ Manifestação contra proibição de redes sociais deixa 19 mortos no Nepal
Embora Milei tenha reconhecido a derrota e reafirmado seu plano econômico, analistas como Roberto Geretto, da AdCap, avaliam que o governo deve intensificar intervenções no câmbio e elevar juros até outubro, em meio a forte pressão sobre reservas internacionais.