Mundo

Mapa Mundi: Trump autoriza ações da CIA na Venezuela e intensifica confronto com a imprensa nos EUA

Edição desta sexta (17) analisa a nova escalada entre Washington e Caracas e a polêmica política do Pentágono que limita a liberdade de imprensa

• Atualizado em
Publicidade

O Programa Mapa Mundi desta sexta-feira (17) repercute a mais recente escalada na tensão entre Estados Unidos e Venezuela. Neste semana, Donald Trump anunciou que autorizou a Agência Central de Inteligência do país (CIA, na sigla em inglês) a conduzir ações secretas no país latino-americano.

Essa não seria a primeira vez que os norte-americanos usam a agência para intervir em nações na sua zona de influência e em regimes hostis ao país.

+ Intervenção da CIA na Venezuela não seria primeira dos EUA em outros países

Já no âmbito interno, o governo de Donald Trump deu mais um passo na sua guerra com os meios de comunicação. Dessa vez, o Departamento de Defesa — ou Departamento de Guerra — exigiu que repórteres que cobrem o Pentágono assinem um documento interpretado por muitos como um compromisso de não divulgar informações confidenciais sem autorização prévia do governo.

Pelo menos 30 jornais e grandes emissoras do país já anunciaram que não concordarão com a nova política.

Para falar sobre o assunto, a edição, que irá ao ar a partir das 11h da manhã no YouTube, traz Jana Nelson, ex-subsecretária de Defesa dos Estados Unidos e especialista em Brasil.

A classificação inédita de Cabo Verde para a Copa do Mundo de 2026 e o encontro inesperado entre a cantora Anitta e o Rei Charles III também serão assuntos abordados pelo apresentador e correspondente do SBT na Europa, Sérgio Utsch.

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade