Mundo

Maldivas proíbem cigarro para nascidos a partir de 2007

Segundo o governo, objetivo é promover uma geração livre do tabaco; medida também vale para turistas

Imagem da noticia Maldivas proíbem cigarro para nascidos a partir de 2007
Detalhe de cigarro aceso, com fumaça saindo da brasa | Reprodução
Publicidade

Nascidos a partir de 2007 não poderão mais fumar cigarro nas Maldivas. A proibição, anunciada pelo Ministério da Saúde, entrou em vigor neste mês, tornando o arquipélago do Oceano Índico o único país do mundo com uma proibição geracional do fumo.

O texto aprovado determina que pessoas nascidas em ou após 1º de janeiro de 2007 não podem adquirir, consumir ou vender cigarros ou produtos derivados de tabaco. A regra também vale para turistas que visitarem o país.

"A proibição se aplica a todas as formas de tabaco, e os varejistas são obrigados a verificar a idade antes da venda”, explicou a pasta. Aqueles que forem flagrados vendendo cigarros a menores de idade poderão receber multa de 50 mil rufiyaa (cerca de US$ 3,2 mil ou R$ 17,2 mil).

As Maldivas vem endurecendo as regras em relação ao fumo, visando erradicar o hábito no país. Neste ano, o governo aumentou a idade legal para fumar de 18 para 21 anos e proibiu a importação de cigarros eletrônicos e dispositivos tipo vape. Com a nova medida, o objetivo é promover uma geração livre do tabaco.

Ações contra o tabagismo

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que o consumo de tabaco provoca mais de 8 milhões de mortes por ano em todo o mundo – incluindo fumantes passivos. Além de ser uma ameaça à saúde humana, a indústria é uma das mais poluentes, deixando uma alta quantidade de resíduos no ar e influenciando na crise climática.

+ Fumo de um único cigarro diminui 20 minutos da expectativa de vida, diz estudo

Em meio ao cenário, cada vez mais países estão apresentando e aprovando projetos de lei similares ao das Maldivas. Na Itália, por exemplo, moradores e turistas estão proibidos de fumar em todos os espaços públicos de Milão, incluindo nas ruas. O mesmo foi feito na França, que agora proíbe o fumo em praias, parques, áreas externas de escolas e outros locais.

Publicidade
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade