Maior rival de Putin é encontrado em prisão no Ártico
Advogados de Alexei Navalny não conseguiam contato com ele desde o início do mês
Alexei Navalny, maior opositor de Vladimir Putin, foi localizado em uma prisão no Círculo Ártico, a cerca de 1.900 quilômetros a nordeste de Moscou.
Condenado a 19 anos de prisão por acusações de extremismo, Navalny estava preso na região de Vladimir, no centro da Rússia, mas seus advogados afirmam que não conseguiam contatá-lo desde 6 de dezembro, até que ele foi encontrado em Kharp, na região de Yamalo-Nenets.
Kira Yarmysh, porta-voz de Navalny, afirmou que ele está "bem, pelo menos tanto quanto possível após uma fase tão longa".
A região onde Navalny está detido é conhecida por invernos longos e rigorosos. "É quase impossível chegar a essa colônia; é quase impossível até mesmo enviar cartas para lá. Este é o mais alto nível possível de isolamento do mundo", disse Leonid Volkov, estrategista-chefe de Navalny.
As transferências dentro do sistema prisional russo são sigilosas, e os detentos podem ficar sem contato por várias semanas. A equipe de Navalny ficou preocupada com a falta de contato, já que ele estava doente e, segundo relatos, estava sendo privado de comida e mantido em uma cela sem ventilação.
Yarmysh disse que a transferência estava relacionada à campanha para a eleição presidencial russa em março. Embora a reeleição de Putin seja praticamente certa, tendo em vista seu controle esmagador sobre a cena política do país e uma repressão crescente à dissidência, os apoiadores de Navalny e outros críticos esperam usar a campanha para minar o apoio público ao líder do Kremlin e sua ação militar na Ucrânia.
"Deliberadamente o enviaram para esta colônia específica precisamente para isolar Alexei o máximo possível, para não lhe dar nenhuma oportunidade de se comunicar com o mundo exterior", disse Yarmysh.
"Isso está acontecendo precisamente porque Alexei, apesar de estar na prisão, ainda é o principal oponente de Vladimir Putin... Não é surpreendente que tenham começado a transferi-lo para outra colônia agora, para que ele não pudesse interferir na campanha de Putin", completou.
Navalny está preso na Rússia desde janeiro de 2021, quando retornou a Moscou após se recuperar na Alemanha de um envenenamento que ele atribuiu ao Kremlin. Antes de sua prisão, ele fez campanha contra a corrupção oficial e organizou grandes protestos anti-Kremlin.
Desde então, ele recebeu três sentenças de prisão e passou meses isoladopor supostas infrações menores. Ele afirmou que todas as acusações contra ele são politicamente motivadas.
*com informações da Associated Press