Presidente da França liga para Lula e elogia posição do Brasil sobre as eleições da Venezuela
Lula também agradeceu Emmanuel Macron pela recepção a Janja, que representou o governo brasileiro na Olimpíada de Paris
Em Santiago para visita oficial ao Chile, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu, nesta segunda-feira (5), um telefonema do presidente da França, Emmanuel Macron.
+ Rebeca Andrade é ouro no solo e se isola como a maior medalhista olímpica do Brasil
O chefe de estado francês elogiou a nota conjunta entre Brasil, México e Colômbia em favor da divulgação das atas das eleições da Venezuela e no papel brasileiro de estimular o diálogo entre governo e oposição no país vizinho.
+ Lula no Chile: encontro com presidente acontece em meio a discordância com reeleição de Maduro
O presidente Lula reiterou seu compromisso com a busca de uma solução pacífica entre as partes e que respeita a soberania do povo venezuelano.
Na conversa, Macron também agradeceu a presença da primeira-dama Janja da Silva na abertura das Olímpiadas e o presidente Lula agradeceu o carinho de Macron e de sua esposa na recepção à delegação brasileira.
Chile
Durante a visita oficial ao Chile, o presidente Lula vai ter reuniões bilaterais com o presidente chileno, Gabriel Boric. O foco da reunião será a relação comercial e política entre os dois países. Serão assinados 17 acordos comerciais e de cooperação.
Na agenda oficial não está previsto um debate sobre Venezuela ou outras questões globais, mas segundo o Itamaraty em um resumo - briefing - sobre a visita de Lula ao Chile, os dois presidentes terão uma reunião privada, em que devem falar de assuntos diversos.