Lula se manifesta sobre cessar-fogo em Gaza e diz que anúncio "traz esperança"
Acordo foi mediado por Catar, do Egito e Estados Unidos; primeira fase vai durar 42 dias
SBT News
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) publicou no seu perfil no X, que a notícia do cessar-fogo na Faixa de Gaza traz esperança "após tanto tempo de sofrimento e destruição".
Israel e Hamas chegaram a um acordo nesta quarta-feira (15) para um cessar-fogo na guerra de mais de 1 ano que deixou mais de 46 mil mortos. O pacto também prevê a troca de reféns israelenses e prisioneiros de guerra em diferentes etapas até a desocupação completa do enclave palestino pelas forças de Tel Aviv. A primeira fase vai durar 42 dias.
O Itamaraty se manifestou por meio de nota, e informou foi informado sobre o acordo pelos governos do Catar, do Egito e dos Estados Unidos, que mediaram as tratativas.
+ Número de mortos em bombardeios israelenses na Faixa de Gaza passa de 46 mil
O texto ainda afirma que o Brasil encoraja as partes envolvidas a respeitarem os termos do pacto e garantirem a cessação permanente das hostilidades, a libertação de todos os reféns e a entrada de ajuda humanitária a Gaza.
O governo também reiterou o "seu compromisso com a solução de dois Estados, com um Estado da Palestina independente e viável, vivendo lado a lado com Israel, em paz e segurança".
Além das mortes, o conflito causou ainda o deslocamento forçado de centenas de milhares de pessoas e a destruição da infraestrutura do território palestino, que, segundo a nota, precisa ser reconstruída com urgência.