Publicidade
Mundo

Lula discute Ucrânia com Macron e confirma viagem à França

Presidente brasileiro fala da ampliação do financiamento climático para países em desenvolvimento

Imagem da noticia Lula discute Ucrânia com Macron e confirma viagem à França
Publicidade

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) conversou por telefone com o presidente da França, Emannuel Macron, nesta terça-feira (18). Entre os assuntos tratados na ligação está o fim da guerra entre a Rússia e a Ucrânia.

+EUA e Rússia concordam em nomear equipes para negociar fim da guerra

Segundo Macron, os líderes compartilham da "convicção de que a paz na Ucrânia só será possível por meio de negociações que reúnam Rússia e Ucrânia à mesma mesa". Em uma rede social, ele defendeu que a paz no Leste Europeu é possível, e que a comunidade internacional deve se mobilizar em torno desses esforços.

As falas de Macron vêm depois de uma ligação entre o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o presidente da Rússia, Vladimir Putin, sem envolvimento do líder ucraniano Volodymyr Zelenksy.

Lula disse que expressou sua preocupação com o cenário internacional e reafirmou o compromisso do Brasil com a promoção da paz e a defesa da democracia.

O presidente francês também afirmou que Brasil e França trabalharão juntos para que a COP30, a Cúpula do Clima em Belém, seja um sucesso. "Temos, juntos, diversas iniciativas em prol do clima, da biodiversidade, dos oceanos, da democracia e do desenvolvimento econômico e agrícola", afirmou.

No contexto de dez anos do Acordo de Paris – do qual os Estados Unidos anunciou sua saída no mesmo dia da posse de Trump –, Lula disse que foi discutida uma ampliação do financiamento climático disponível para países em desenvolvimento.

O brasileiro aceitou o convite para visitar a França nos dias 6 e 7 de junho, e para participar da Conferência das Nações Unidas sobre Oceanos, nos dias 8 e 9 de junho.

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade