Latam anuncia cancelamento de 173 voos em meio a greve de pilotos no Chile; entenda
Segundo a companhia, cerca de 20 mil passageiros podem ser afetados; medidas foram adotadas para reduzir os impactos da greve

Caroline Vale
Marcos Rosendo
No Chile, os pilotos da Latam Airlines entraram em greve na quarta-feira (12). Com isso, a empresa cancelou 173 voos programados entre 12 e 17 de novembro, medida que afeta cerca de 20 mil passageiros.
A greve foi convocada pelo Sindicato de Pilotos da Latam (SPL). De acordo com a Latam, foram implementadas medidas, que permanecerão em vigor até o término da greve, para reduzir os impactos aos passageiros.
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Reivindicações da greve
A paralisação foi motivada pelo impasse nas negociações de um novo contrato coletivo. O Sindicato em questão, que representa 464 pilotos, afirma que a principal reivindicação é a recomposição salarial e de benefícios de 2020, reduzidos durante a pandemia. Segundo a entidade, os pilotos foram os únicos funcionários que ainda não tiveram suas condições restabelecidas, mesmo com a recuperação financeira da empresa.
Durante a crise da Covid, os profissionais aceitaram redução salarial de 50% para ajudar a manter as operações. Agora, o sindicato critica a postura da Latam, que teria se recusado a devolver os direitos perdidos durante o período de reestruturação sob o Chapter 11 da lei de falências dos EUA.
No Brasil, o Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA) manifestou apoio aos pilotos chilenos, destacando a importância do diálogo e de um acordo equilibrado entre empresa e trabalhadores.
"O SNA reafirma sua convicção de que a valorização dos profissionais é essencial para uma aviação segura, eficiente e sustentável, e encoraja todas as partes a manterem abertos os canais de diálogo e respeito mútuo. Enfatizamos que toda ação empresarial deve garantir o respeito aos direitos fundamentais dos trabalhadores, especialmente o direito constitucional de greve, pedra angular do diálogo social e da negociação coletiva livre e justa", afirmou em nota.
Já a Latam disse que está à disposição para dialogar com o sindicato e seu compromisso em alcançar um acordo mutuamente benéfico.
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Como fica os voos cancelados?
Em nota, a companhia afirmou que a grande maioria dos passageiros afetados já receberam solução. Também destacou que, caso a medida proposta não atenda às necessidades dos passageiros, eles poderão alterar a data ou o voo gratuitamente ou solicitar o reembolso integral da passagem.
“Estamos empenhados em oferecer a melhor solução possível a todos os passageiros afetados por esta situação no Chile, mantendo a conectividade em todo o país, principalmente nas regiões que mais precisam”, afirmou Paulo Miranda, Vice-Presidente de Clientes do Grupo LATAM Airlines.
Ainda segundo a companhia, a prioridade é proteger seus passageiros, antecipar os impactos da greve e mantê-los informados prontamente por todos os canais disponíveis.
Orientação aos passageiros
A companhia recomenda que os passageiros sempre verifiquem o status de seus voos antes de se dirigirem ao aeroporto.
Para isso, acesse o site latam.com ou o aplicativo LATAM, na seção "Minhas Viagens", onde podem acessar atualizações em tempo real sobre seus voos.
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Veja a nota da Latam na íntegra
"O Grupo LATAM Airlines informa que, em decorrência da greve convocada por um dos sindicatos de pilotos no Chile, a empresa implementou medidas para proteger os passageiros, incluindo o cancelamento de voos programados entre 12 e 17 de novembro. Essa medida envolve a suspensão de 173 voos, afetando aproximadamente 20.000 passageiros, a grande maioria com soluções de viagem já aplicadas.
A empresa também informou que as medidas implementadas permanecerão em vigor até o término da greve. Caso a solução proposta não atenda às necessidades dos passageiros afetados, eles poderão alterar a data ou o voo gratuitamente ou solicitar o reembolso integral da passagem.
'Estamos empenhados em oferecer a melhor solução possível a todos os passageiros afetados por esta situação no Chile, mantendo a conectividade em todo o país, principalmente nas regiões que mais precisam', afirmou Paulo Miranda, Vice-Presidente de Clientes do Grupo LATAM Airlines.
A prioridade da LATAM é proteger seus passageiros, antecipar os impactos da greve e mantê-los informados prontamente por todos os canais disponíveis. Portanto, recomenda-se que os passageiros sempre verifiquem o status de seus voos antes de se dirigirem ao aeroporto, através do site latam.com ou do aplicativo LATAM, na seção Minhas Viagens, onde podem acessar atualizações em tempo real sobre seus voos.
Por fim, a LATAM reafirma sua disposição em dialogar com o sindicato e seu compromisso em alcançar um acordo mutuamente benéfico."









