Kamala ou Trump? Veja quem os famosos apoiam nas eleições dos EUA
Enquanto Taylor Swift e Arnold Schwarzenegger estão com a candidata do Partido Democrata, Elon Musk e Mel Gibson apoiam o republicano
Wagner Lauria Jr.
Com o início da votação, nesta terça-feira (5), para decidir quem será o novo presidente dos Estados Unidos da América, personalidades estadunidenses e até mesmo de outros países se dividem entre os apoios aos candidatos Donald Trump e Kamala Harris.
+ Acompanhe a apuração em tempo real da Eleição nos Estados Unidos
Enquanto Taylor Swift e Beyoncé estão com a candidata do Democrata, Elon Musk e Mel Gibson apoiam o republicano.
Veja quem apoia Kamala Harris
Arnold Schwarzenegger
No final de outubro, o astro da franquia de filmes "Exterminador do Futuro" e ex-governador da Califórnia pelo partido Republicano anunciou apoio a candidata democrata.
“Eu sempre serei um americano antes de ser um republicano. É por isso que, esta semana, eu estou votando por Kamala Harris e Tim Walz.”, disse.
Billie Eilish e Finneas
Em um vídeo publicado nas redes sociais, a cantora Billie Eilish e seu irmão, o músico e compositor Finneas, anunciaram apoio à candidatura de Kamala Harris e Tim Walz.
"Vamos votar na Kamala Harris e em Tim Walz, porque eles estão lutando para proteger nossa liberdade reprodutiva, nosso planeta e nossa democracia", disse Billie Eilish. Seu irmão, Finneas, acrescentou: "Não podemos deixar extremistas controlarem nossas vidas, nossas liberdades e nosso futuro."
Beyoncé
No caso da cantora pop, o anúncio do apoio foi feito no dia 25 de outubro na cidade onde nasceu, em Houston, Texas.
"Não estou aqui como uma celebridade, nem como uma política. Estou aqui como uma mãe que se preocupa com o mundo em que minhas filhas vivem. Imagine um mundo onde temos liberdade para controlar nosso corpo", declarou.
Eminem
O rapper foi a um comício de Kamala Harris no dia 22 de outubro em Michigan, nos Estados Unidos e fez uma declaração ao público. O evento contou com a participação do ex-presidente Barack Obama.
“Não acho que ninguém queira uma América onde as pessoas se preocupem com retaliação pelo que pode acontecer se você tornar sua opinião conhecida”, disse o rapper.
Lady Gaga
Lady Gaga postou um vídeo neste domingo (3) para anunciar seu apoio à chapa democrata e participação em um último comício da candidatura da Kamala, nesta segunda (4).
"É hora de se preparar para votar. Vejo vocês na Pensilvânia", diz Gaga na gravação.
Uma das cantoras mais populares dos EUA e de todo o mundo, Taylor Swift além de apoiar à candidatura de Kamala também levou mais de 330 mil pessoas a se registrarem para votar, segundo informou um porta-voz do governo americano à revista "Hollywood Reporter".
"Estou votando em Kamala Harris porque ela luta pelos direitos e causas que acredito precisarem de uma guerreira para defendê-los", afirmou.
LeBron James
O apoio do astro da NBA também foi anunciado pelas redes sociais.
“Quando penso em meus filhos e minha família e em como eles crescerão, a escolha é clara para mim. Vote em Kamala Harris”, disse.
Charli XCX e Bad Bunny
Apesar de não serem naturais dos EUA (Charli é britânica e Bad é porto-riquenho), ambos declaram apoio à candidata do partido Democrata. Charli, inclusive, protagonizou o início da candidatura de Kamala: “Kamala é Brat”, disse a cantora, em uma referência ao seu último álbum.
Já Bunny postou um vídeo no domingo (27) anunciando o apoio e ressaltando que Trump não fez nada por seu país.
"Eu nunca vou esquecer o que Donald Trump fez e o que ele não fez quando Porto Rico precisava de um líder competente e carinhoso".
Veja quem apoia Trump
Elon Musk
O anúncio do apoio do bilionário e dono da rede social X, Tesla e a SpaceX, aconteceu após o ex-presidente sobreviver a uma tentativa de assassinato em um comício em Butler, na Pensilvânia, no dia 15 de setembro.
Além disso, o empresário prometeu doar US$ 45 milhões (cerca de R$ 245 milhões) por mês para apoiar a campanha do seu candidato.
Mel Gibson
O ator hollywoodiano disse que Kamala "tem o QI de um poste", em vídeo publicado pelo portal TMZ.
“Não acho que ninguém vai ficar surpreso com quem eu vou votar”, deixando subentendido que votará em Trump.
Dana White
O presidente do UFC, além de apoiar o ex-presidente, apresentou Trump como o candidato à presidência dos Estados Unidos pelo Partido Republicano.
"Eu sei que o presidente Trump é um lutador, eu tenho dito isso desde 2015. Agora veja o que aconteceu nos últimos dez anos, todos nós vimos com nossos próprios olhos. Eu estou no negócio de caras durões, e esse cara é o ser humano mais durão, mais resiliente que eu já conheci na minha vida", disse, na ocasião.
Kanye West
O rapper Kanye West disse que repetirá o voto em Trump na eleição presidencial deste ano, apesar de não ter feito campanha para o ex-presidente nestas eleições.
Amber Rose
A modelo e ex-namorada do rapper Kanye West também apoia o candidato republicano. Ela participou de uma Convenção Republicana, onde fez um breve discurso.
"A mídia mentiu sobre Donald Trump", disse.
Russell Brand
Apesar de ser britânico, o comediante disse, durante participação em um podcast, que os americanos deveriam votar em Trump. Na época da declaração, Joe Biden ainda era o candidato do partido Democrata.
“Em uma escolha direta entre Donald Trump e Joe Biden, se você se importa com a democracia, se você se importa com a liberdade, não sei como você poderia fazer outra coisa senão votar em Donald Trump, precisamente pelas razões que eles alegam que você não pode”, disse.