Kamala ou Trump? Veja quem está à frente na disputa pela presidência dos EUA
Eleitores irão às urnas em 5 de novembro; candidatos se enfrentam em primeiro debate nesta terça-feira (10)
A disputa pela Presidência dos Estados Unidos continua acirrada. Segundo dados da ABC News, baseados em um compilado de pesquisas eleitorais, a vice-presidente e candidata pelo Partido Democrata, Kamala Harris, aparece liderando a corrida, com 47% das intenções de voto, ante 44,4% do candidato republicano Donald Trump.
+ Debate entre Kamala e Trump será decisivo na disputa pela Casa Branca
O desempenho de Kamala melhorou, sobretudo, após a Convenção do Partido Democrata, onde ela prometeu um “novo caminho” para os norte-americanos. Antes do evento, realizado no final de agosto, a vice-presidente aparecia com 44% das intenções de voto, percentual que foi crescendo gradualmente até os atuais 47,2%.
Apesar da maior popularidade de Kamala, o apoio a Trump permaneceu relativamente estável. De agosto a setembro, a média oscilou entre 43% e 44%.
As margens das pesquisas, no entanto, não conseguem prever o resultado das eleições – marcadas para 5 de novembro. Isso porque os Estados Unidos usam um sistema de colégio eleitoral: cada estado recebe um número de votos de acordo com sua população, fazendo com que alguns estados tenham mais peso do que outros.
Por exemplo, a Califórnia, com 39 milhões de habitantes, tem 55 votos, enquanto estados mais rurais, como Montana, que tem pouco mais de 1 milhão de habitantes, conta com apenas três votos. O candidato que ganha em um estado leva todos os votos daquele colégio eleitoral. É como se ele "zerasse" os votos recebidos pelo adversário naquela região.
Na maioria dos estados, a vitória dos partidos Democrata ou Republicano é quase certa. Por isso, os chamados “estados pêndulos”, onde ambos os candidatos podem vencer, deixam a disputa mais acirrada. São eles: Pensilvânia, Wisconsin, Michigan, Arizona, Nevada, Geórgia e Carolina do Norte – que somam 93 votos.
Atualmente, Kamala aparece liderando na maioria dos estados pêndulos (Geórgia, Nevada, Pensilvânia, Wisconsin e Michigan). Isso coloca a vice-presidente na frente da disputa, já que, para ganhar a eleição presidencial, são necessários 270 votos.
Debate
O compilado de pesquisas foi divulgado um dia antes do debate entre Kamala e Trump na ABC News. Hoje, os candidatos se enfrentam pela primeira vez, já que, no debate anterior, da CNN, o presidente Joe Biden ainda representava a indicação democrata. Ele desistiu da corrida eleitoral após pressão do partido pelo mau desempenho no diálogo.