Kamala Harris promete pôr fim às proibições ao aborto em primeiro comício nos EUA
Vice-presidente também voltou a atacar Donald Trump e disse estar confiante de que irá vencer a eleição presidencial
A vice-presidente dos Estados Unidos, Kamala Harris, fez seu primeiro comício de campanha em West Allis, nos arredores de Milwaukee, Wisconsin, nesta terça-feira (23). Falando para um ginásio com mais de três mil eleitores, a democrata contou que ficou sabendo apenas nesta manhã que já tem o apoio da maioria dos delegados para sua nomeação e disse estar confiante de que irá vencer a eleição contra o republicano Donald Trump.
+ Kamala tem 44% e Trump 42% das intenções de voto, diz pesquisa da Reuters/Ipsos
"Estou muito honrada e prometo a vocês que passarei as próximas semanas continuando a unir nosso partido para que estejamos prontos para vencer em novembro”, disse Harris.
"Temos 105 dias até o dia da eleição e, nesse tempo, temos trabalho a fazer, mas não temos medo de trabalho duro. Nós gostamos de trabalho duro, não gostamos? E vamos ganhar esta eleição.", afirmou em meio aos aplausos.
+ Quem é Kamala Harris, apontada por Biden para substituí-lo na eleição dos EUA
O momento de maior entusiasmo da plateia, no entanto, foi quando a democrata prometeu por fim às proibições ao aborto e restaurar as liberdades reprodutivas no país.
“E nós que acreditamos na liberdade reprodutiva vamos parar as proibições extremas de aborto de Donald Trump porque confiamos que as mulheres tomem decisões sobre seus próprios corpos e não que o governo diga a elas o que fazer”, disse Harris.
“E quando o Congresso aprovar uma lei para restaurar as liberdades reprodutivas como presidente dos Estados Unidos, eu a sancionarei”, reforçou.
Harris também voltou a comparar Trump aos criminosos com que lidou durante seu mandato como promotora e disse conhecer "o tipo" do ex-presidente.
"Eu já lidei com criminosos de todos os tipos. Predadores que abusaram de mulheres. Fraudadores que roubaram consumidores. Trapaceiros que quebraram as regras para benefício próprio. Então, me ouçam quando digo: eu sei qual o tipo de Donald Trump", disse.
A frase foi acompanhada de gritos de "Prendam ele" da multidão.