Israel ordena evacuação de parte da maior cidade do sul de Gaza
Região abriga mais de 141 mil deslocado internos; motivo do deslocamento não foi divulgado
Camila Stucaluc
As Forças de Defesa de Israel ordenaram, na 4ª feira (20.dez), a evacuação de uma grande área de Khan Younis, a maior cidade do sul da Faixa de Gaza, onde muitos palestinos deslocados pela guerra entre Israel e Hamas se refugiam. A ordem foi denunciada pelo Gabinete de Coordenação dos Assuntos Humanitários das Nações Unidas (OCHA).
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Segundo a entidade, o exército israelense ordenou a "evacuação imediata" de uma área "que cobre aproximadamente 20%" de Khan Younis. A área foi marcada em um mapa online publicado nas redes sociais, acompanhado de um comunicado para que os moradores se desloquem para abrigos mais ao sul da cidade, próximo da província de Rafah.
“Antes do início das hostilidades, esta área abrigava quase 111.542 pessoas. A área também inclui 32 abrigos que acomodaram cerca de 141.451 deslocados internos, a grande maioria dos quais já havia sido deslocada do norte”, disse o OCHA. “A extensão dos deslocamentos resultantes da ordem de evacuação não é clara”, acrescentou.
A ordem causa preocupação no gabinete internacional, uma vez que o constante deslocamento de civis está sobrecarregando hospitais e abrigos. A destruição em Gaza provocada pela ofensiva israelense também está impactando o recebimento de ajuda humanitária, aumentando a fome e a falta de higiene da população. Já há registros do aumento de disseminação de doenças infecciosas.
+ Israel tomou controle do hospital Al-Awda em Gaza, diz Médicos Sem Fronteiras
“As necessidades humanitárias em Gaza permanecem em geral. 9 em cada 10 pessoas passaram um dia e uma noite inteiros sem nada para comer em partes de Gaza. Os serviços de água e saneamento em Gaza estão em colapso, com surtos de doenças em grande escala se aproximando. Apenas nove dos 36 hospitais estão operando”, disse o OCHA.