Israel tomou controle do hospital Al-Awda em Gaza, diz Médicos Sem Fronteiras
Dezenas de pacientes permanecem internados na unidade hospitalar, a última em funcionamento no norte da Faixa de Gaza
As forças israelenses tomaram o controle do Hospital Al-Awda, no norte da Faixa de Gaza, após sitiá-lo por 12 dias, informou a organização humanitária internacional Médicos Sem Fronteiras (MSF), responsável pela unidade hospitalar, nesta 3ª feira (19.dez).
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Segundo o MSF, "homens com 16 anos ou mais foram levados para fora, despidos, amarrados e interrogados -- entre eles seis funcionários da organização"
"Após os interrogatórios, a maioria foi enviada de volta ao hospital e instruída a não se mover", relatou a organização no X, antigo Twitter
Ainda de acordo com o relato da ONG, o Hospital Al-Awda continua com dezenas de pacientes internados, 14 dos quais são crianças, e é o último hospital em funcionamento no norte de Gaza.
"Nas últimas 10 semanas, Al Awda foi sitiada, danificada por ataques e pessoal médico foi morto em explosões. É o último hospital em funcionamento no norte de Gaza que conhecemos"
Depois de mais de dois meses de bombardeamento, apenas 11 dos 36 hospitais de Gaza continuam parcialmente em condições de funcionar. Pelo menos 300 profissionais de saúde foram mortos no enclave palestino desde 7 de outubro, segundo a ONU. Isto é mais do que o número total de profissionais de saúde mortos em todos os países em conflito em qualquer ano desde 2016, de acordo com a Medical Aid for Palestinians.