Mundo

Israel interrompe entrada de ajuda humanitária na Faixa de Gaza neste domingo (2)

Prazo da Fase 1 do acordo de cessar-fogo expirou no sábado; Países ainda precisam determinar novos termos para Fase 2

Imagem da noticia Israel interrompe entrada de ajuda humanitária na Faixa de Gaza neste domingo (2)
Israel interrompe entrada de ajuda humanitária em Gaza. Reprodução

Israel interrompeu a entrada de ajuda humanitária na Faixa de Gaza neste domingo (2), após o Hamas rejeitar a extensão do prazo da primeira fase do cessar-fogo. O acordo entrou em vigor em janeiro e a primeira etapa expirou no sábado(1).

SBT News Logo

Siga o SBT News no Google Discover e fique por dentro das últimas notícias.

Siga no Google Discover

Os dois países ainda precisam negociar as regras para avanço da segunda etapa da trégua. Israel, por meio do enviado dos EUA para o Oriente Médio, Steve Witkoff, disse que nova proposta pedia a extensão do cessar-fogo durante o Ramadã — o mês sagrado muçulmano que começou no fim de semana — e o feriado da Páscoa judaica, que termina em 20 de abril.

De acordo com novos termos, o Hamas libertaria metade dos reféns no primeiro dia e o restante quando um acordo de cessar-fogo permanente fosse alcançado, disse Benjamin Netanyahu, primeiro-ministro de Israel.

Por outro lado, o Hamas disse que está disposto a libertar todos os reféns de uma vez na Fase 2, mas somente em troca da libertação de mais prisioneiros palestinos, um cessar-fogo permanente e a retirada das forças israelenses.

Na primeira fase de seis semanas do cessar-fogo, o Hamas libertou 25 reféns israelenses e os corpos de outros oito em troca da libertação de quase 2.000 palestinos presos por Israel . As forças israelenses se retiraram da maior parte de Gaza e Israel permitiu que uma onda de ajuda humanitária entrasse.

* Com informações da Associated Press

Últimas Notícias