Inglês de 111 anos ganha título de "homem vivo mais velho do mundo" do Guinness
John Alfred Tinniswood viveu as duas Guerras Mundiais e trabalhou em empresas como Shell e British Petroleum
O inglês John Alfred Tinniswood, de 111 anos, recebeu o título de “homem vivo mais velho do mundo” do livro de recordes globais Guinness (GWR, na sigla em inglês). O anúncio foi feito na última sexta-feira (5), poucos dias após a morte do venezuelano Juan Vicente Pérez, de 114 anos, que segurou o título por quase três anos.
Nascido em Liverpool em 26 de agosto de 1912, John viveu as duas Guerras Mundiais. Ele tinha 27 anos quando a segunda estourou e, apesar de ter problemas de visão, trabalhou na administração do Corpo de Pagamento do Exército. Com isso, John também é considerado o veterano masculino sobrevivente mais velho do conflito.
Após a guerra, John trabalhou com contas para empresas como a Shell e British Petroleum (BP) até 1972, quando se aposentou. Atualmente, o inglês mora em uma casa de repouso em Southport, Noroeste da Inglaterra, e tem uma filha, quatro netos e três bisnetos. Ele foi casado por 44 anos, até a morte da esposa, Blodwen, em 1986.
Desde que completou 100 anos, em 2012, John recebeu um cartão de aniversário todos os anos da rainha Elizabeth II, que morreu em setembro de 2022, aos 96 anos. Em 2020, ele se tornou o homem mais velho do Reino Unido.
Apesar da idade avançada, John ainda consegue realizar a maioria das tarefas diárias de forma independente: levanta da cama sem assistência, ouve rádio para acompanhar as notícias e ainda administra as próprias finanças. Segundo ele, o segredo de sua longevidade é "pura sorte”. “Ou você vive muito ou você vive pouco", disse.
Ao ser questionado sobre um conselho para a geração mais jovem, John disse que é importante fazer sempre o melhor que puder, quer esteja aprendendo algo ou ensinando alguém. "Dê tudo o que você tem. Caso contrário, não vale a pena se incomodar."
+ Pesquisa da USP investiga idosa de 119 anos para entender envelhecimento saudável
Até então, o homem mais velho já registrado pelo Guinness foi Jiroemon Kimura (1897-2013), do Japão, que viveu até aos 116 anos e 54 dias. Já a mulher viva mais velha do mundo e a pessoa viva mais velha em geral é a espanhola Maria Branyas Morera, que recentemente comemorou seu aniversário de 117 anos.