Publicidade
Mundo

Influenciador misógino citado na série "Adolescência" é acusado de agressão sexual pela ex-namorada

Andrew Tate, que ganhou milhões de seguidores propagando discurso de ódio contra mulheres, está sendo investigado pela polícia de Los Angeles, nos EUA

Imagem da noticia Influenciador misógino citado na série "Adolescência" é acusado de agressão sexual pela ex-namorada
crédito: AP Photo/Vadim Ghirda
Publicidade

O influenciador digital Andrew Tate, que ganhou milhões de seguidores ao propagar conteúdo misógino nas redes sociais, está sendo acusado de agressão sexual e violência física pela ex-namorada. Tate tornou-se mundialmente conhecido após ter seu nome citado na série Adolescência, em exibição na Netflix, cujo enredo trata do assassinato de uma estudante nos Estados Unidos.

A acusação soma-se a outros problemas legais enfrentados por Tate, que já responde a acusações de tráfico humano e formação de uma organização criminosa para exploração sexual de mulheres na Romênia. Seu irmão, Tristan Tate, também é réu no caso.

+ 'Adolescência': o que os pais podem fazer quando as coisas não vão bem com os filhos?

No queixa, protocolada em um distrito policial de Los Angeles na quinta-feira (28), Brianna Stern, ex-namorada do influenciador, alega que o comportamento abusivo de Tate faz parte de um padrão em que a misoginia é central para sua imagem pública. Segundo ela, o influenciador inicialmente se mostrava carinhoso e generoso para atraí-la ao relacionamento, mais tarde tornando-se violento.

A denúncia descreve um episódio ocorrido no início do mês, no Beverly Hills Hotel, onde Tate teria agredido Stern com socos e a enforcado. Consta na acusação que a vítima acabou sendo diagnosticada com síndrome pós-concussão, distúrbio que provoca dores de cabeça e tonturas por meses após um trauma na cabeça.

+ Carro de luxo avaliado em R$ 600 mil quase entra na estação Vila Olímpia, em SP

O que diz a defesa de Tate

O advogado de Tate, Joseph McBride, afirmou que o cliente nega todas as acusações de violência. McBride acusa Stern e seus advogados de explorarem a recente polêmica envolvendo a citação a Tate na série a fim de obter ganhos financeiros.

"Isso é uma tentativa de extorsão", declarou McBride em entrevista telefônica à Associated Press neste sábado (29). "Estão utilizando o sistema judicial como arma contra um homem inocente", declarou o advogado.

+ Influenciadora é morta por ex-namorado, preso em flagrante

Os irmãos Tate

Andrew e Tristan Tate, que possuem dupla cidadania norte-americana e britânica, foram presos na Romênia no final de 2022 e formalmente indiciados no ano passado. Além das acusações de tráfico humano, Andrew Tate responde por estupro. Ambos negam todas as acusações.

O namoro com Stern

Segundo Stern, ela conheceu Andrew Tate em julho de 2024, após receber um convite para ir à Romênia, onde ele e o irmão procuravam modelos para promover uma criptomoeda. A ex-namorada de Andrew relatou que, inicialmente, ele a convenceu de que sua imagem havia sido distorcida pela mídia e que, na verdade, apoiava as mulheres.

+ Caso Ingrid Vitória: polícia encontra corpo da adolescente em Pernambuco

"Parecia um sonho se tornando realidade", afirmou na denúncia. No entanto, ao retornar aos Estados Unidos, ela disse que Tate passou a agir de forma manipuladora e ameaçadora, chamando-a de sua "propriedade" e enviando mensagens violentas. "Você tem essa atitude porque não apanha o suficiente", teria dito Tate em uma dessas mensagens.

O advogado de Tate rebateu as alegações, afirmando que as mensagens foram "editadas, manipuladas e falsificadas" e que não acredita que elas serão aceitas como prova no tribunal. "Nada disso é verdade", declarou McBride. "Tudo é uma mentira."

Stern relatou ainda que, no último encontro entre os dois, no hotel em Beverly Hills, Tate a agrediu durante uma relação sexual e ameaçou matá-la caso ela se voltasse contra ele.

+ Mulher acusada de liderar quadrilha de falsas garotas de programa é presa no Rio

Dos ringues à fama

Aos 38 anos, Tate é um ex-lutador de kickboxing que se autodenomina misógino e construiu uma base de milhões de seguidores na internet, especialmente entre jovens e adolescentes atraídos pelo estilo de vida luxuoso que ele exibe. O influenciador já foi banido de plataformas como TikTok, YouTube e Facebook por discurso de ódio, incluindo declarações de que mulheres seriam responsáveis por sofrerem estupros.

Os irmãos Tate compareceram recentemente a uma delegacia nos arredores de Bucareste, cumprindo exigências judiciais relacionadas ao caso de tráfico humano. Eles puderam viajar para os Estados Unidos após a suspensão de uma proibição de saída da Romênia, decisão que foi considerada uma derrota para os promotores do caso.

Paralelamente, promotores na Flórida abriram uma investigação criminal contra os irmãos logo após sua chegada ao estado norte-americano. Além disso, quatro mulheres britânicas processam Tate no Reino Unido, após o Ministério Público do país decidir não levar adiante acusações de violência sexual contra ele. No ano passado, um tribunal em Bucareste autorizou a extradição de Tate para o Reino Unido, mas apenas após a conclusão dos trâmites legais na Romênia.

+ Influenciadora é morta por ex-namorado, preso em flagrante

Stern afirmou, em um comunicado divulgado nas redes sociais, que teme as consequências de tornar sua história pública. "Pensei muitas vezes em simplesmente me afastar de Andrew e não dizer nada, porque estava assustada e tinha dificuldades em aceitar que fui vítima de abuso", escreveu. "Mas agora entendo que permanecer em silêncio seria um ato de covardia."

O advogado da ex-namorada, Tony Buzbee, elogiou sua coragem ao denunciar Tate publicamente. "Ela teve uma coragem extraordinária para se manifestar e fazer sua voz ser ouvida", declarou.

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade