Mundo

Homem que assediou presidente do México teria agredido outras duas mulheres no mesmo dia

Depois da repercussão, Claudia Sheinbaum revelou que denunciou formalmente o homem e que ele foi preso

Imagem da noticia Homem que assediou presidente do México teria agredido outras duas mulheres no mesmo dia
Agressor da presidente do México é preso. | Reprodução/Redes sociais - Henry Romero/Reuters
Publicidade

O homem que assediou a presidente do México, Claudia Sheinbaum, estaria ligado a pelo menos outros dois casos de abuso, segundo as autoridades da Cidade do México. O momento da agressão sexual contra a presidente, ocorrido na terça-feira (4), foi registrado em vídeo e viralizou nas redes sociais.

Após a prisão do homem, de 33 anos, a Secretaria de Segurança Cidadã (SSC) revelou que ele já possui denúncias de assédio. Segundo o relatório da Secretaria, o homem agrediu sexualmente outras duas mulheres no mesmo dia. Uma no Centro Histórico (mesmo lugar onde a presidente foi vítima) e a outra nas ruas de Tacuba e Bolívar.

+ Presidente do México diz que importunação sexual deveria ser crime em todo o país

O assédio sexual é crime previsto no Código Penal da Cidade do México, punível com até três anos de prisão. A presidente apresentou uma denúncia formal de assédio e o homem foi preso, encaminhado à Procuradoria de Crimes Sexuais da Cidade do México.

“Apresentei uma queixa porque isso é algo que vivenciei como mulher, mas é algo que as mulheres em nosso país vivenciam. Já passei por isso antes, quando não era presidente, quando era estudante. Assédio é crime na Cidade do México ”, declarou Claudia Sheinbaum em sua coletiva de imprensa na manhã dessa quarta-feira (5).

Ela disse ainda que não mudará sua equipe de segurança após o assédio que sofreu, pois não pretende se distanciar do povo: “Não pretendo reforçar a segurança.” “Se isso acontece com o presidente caminhando na rua, o que não acontece com outras mulheres, mulheres jovens?”

+ Peru rompe relações diplomáticas com o México após pedido de asilo de ex-primeira-ministra

A líder federal afirmou que o homem preso estava sob efeito de drogas ou álcool, e criticou a ampla divulgação do vídeo: "Há coisas que têm limites", declarou, observando que isso constitui revitimização.

🔎 Revitimização é o termo utilizado para descrever o processo de uma pessoa ser vítima novamente de um crime, abuso ou trauma.

O que aconteceu?

Um homem foi preso após assediar sexualmente a presidente do México, Claudia Sheinbaum, enquanto ela estava a caminho de um evento no Centro Histórico da Cidade do México.

O momento foi registrado por testemunhas. O vídeo mostra quando o homem tenta beijar o pescoço de Sheinbaum, que cumprimentava apoiadores. Em seguida, ele abraça a presidente por trás e encosta as mãos nos seios dela. Membros da equipe de Sheinbaum logo afastam o homem, que continua tentando se aproximar da chefe de Estado.

O crime foi registrado na tarde de terça-feira e já havia sido condenado pela ministra das Mulheres do país, Citlali Hernández.

Em nota publicada no X, a ministra condenou o episódio e criticou a "visão sexista" de décadas que resulta na "normalização, por alguns homens, da invasão do nosso espaço pessoal e/ou dos nossos corpos".

Publicidade

Assuntos relacionados

México
Assédio
Crime
Presidente
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade