Hezbollah lança mais de 200 foguetes contra Israel após morte de comandante
Taleb Sami Abdullah, conhecido como Hajj Abu Taleb, foi morto em um ataque israelense na vila de Jouaiyya, no sul do Líbano
O Hezbollah disparou mais de 200 foguetes contra o norte de Israel nesta quarta-feira (12), um dia depois de um comandante sênior do grupo ser morto em um ataque de Tel Aviv no sul do Líbano.
Segundo o exército israelense, a maioria dos 215 projéteis caíram em terrenos vazios do país, causando diversos focos de incêndio. Outro foram interceptados. Não há relato de vítimas.
Comissão de inquérito da ONU acusa Israel de extermínio e Hamas de crimes de guerra
O grupo libanês também confirmou o ataque, mas não comentou o número de foguetes disparados, prometendo apenas que irá intensificar os ataques ao longo da fronteira Líbano-Israel para vingar a morte do comandante Taleb Sami Abdullah, conhecido dentro do Hezbollah como Hajj Abu Taleb.
“Nossa resposta após o martírio de Abu Taleb será intensificar nossas operações em severidade, força, quantidade e qualidade”, disse o alto oficial do Hezbollah, Hachem Saffieddine, durante uma cerimônia fúnebre para Abdullah. “Que o inimigo nos espere no campo de batalha.”
EUA dizem estar avaliando resposta do Hamas à proposta de cessar-fogo em Gaza
De acordo com a emissora catari Al Jaazera, Hajj Abu Taleb era comandante da divisão que cobria o setor ocidental da linha de frente entre a fronteira com Israel e o Rio Litani. Ele é o segundo comandante de alto escalão do grupo a morrer em ataques israelenses após a escalada de tensão entre o Hezbollah e Israel com o início da guerra na Faixa de Gaza.
Em janeiro, o vice-chefe de uma unidade da força de elite Radwan do Hezbollah foi morto em um ataque aéreo israelense na cidade de Majdal Selm, também no Líbano.
Vídeos do momento do ataque foram compartilhados no X, antigo Twitter.