Hamas diz que libertará mais quatro reféns israelenses no sábado (25)
Informação foram divulgadas pela autoridade do grupo militante Taher al-Nanu à Agence France-Presse
Derick Toda
Mais quatro reféns israelenses devem ser libertadas pelo Hamas neste sábado (25), na segunda rodada de solturas do acordo de cessar-fogo. As informações foram divulgadas pela autoridade do grupo militante Taher al-Nunu à Agence France-Presse (AFP).
+ Israel liberta 90 prisioneiros palestinos como parte do acordo de cessar-fogo com o Hamas
Segundo a AFP, as reféns que serão liberadas são mulheres em troca da liberdade de um grupo de palestinos. De acordo com o jornal israelense The Jerusalem Post, há sete mulheres que permanecem na lista dos 30 reféns restantes que devem ser soltos na primeira fase do acordo.
No último domingo (19), o Hamas libertou Roni Gonen, de 24 anos, Emily Damari, de 28 e Doron Steinbrecher, de 31. Todas foram sequestradas há 15 meses, no dia 7 de outubro de 2023.
+ Romi Gonen foi raptada durante o ataque no festival de música eletrônica;
+ Emily Damari é britânica-israelense e estava em sua casa no vilarejo Kfar Aza, sul de Israel;
+ Doron Steinbrecher é vizinha de Emily e foi sequestrada na mesma região. Ela tentou se esconder no quarto onde morava.
+ Refém israelense libertada diz que `voltou à vida´
Entenda acordo de cessar-fogo
O combinado de cessar-fogo foi mediado por Catar, Egito e Estados Unidos. Nessa primeira fase de trégua, Israel vai libertar 737 prisioneiros palestinos, segundo o Ministério da Justiça do país.
Na primeira fase, o Hamas libertará 33 detidos sequestrados no ataque surpresa em uma festa eletrônica. Além do sequestro, o avanço do grupo militar matou 1,2 mil israelenses.
A segunda etapa terá a troca dos demais reféns de Israel, incluindo soldados, pela retirada total das tropas de Tel Aviv da Faixa de Gaza.
Já na fase final, os corpos dos reféns mortos no enclave palestino serão devolvidos às famílias e os países elaborarão um plano de reconstrução para Gaza.